Educação em Cidadania - papel do Educador Social

Educação em Cidadania - papel do Educador Social

Com a evolução da sociedade, a ruptura familiar, a perda de valores fiz questão de escrever sobre a importância da cidadania, ou seja, educar para os valores.
O que é a Cidadania? 

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis,políticos e sociais estabelecidos na constituição. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.Contudo, tudo isto é uma ilusão, visto que, não conseguimos ultrapassar a ligação indivíduo/comunidade, a construção dos sistemas/regimes políticos e a incapacidade de aceitar o outro nos direitos/deveres. A falta de garantia dos direitos de cidadania(políticos, sociais e económicos), implica uma nova abordagem à construção da própria cidadania. O aumento ou a diminuição das desigualdades e das anulações diversas(éticas), passa pela solidariedade, pela responsabilidade de construir um projeto direccionado para a Cidadania. Temos de recuar um pouco - Revolução Francesa - que veio mostrar uma nova imagem dos direitos humanos, tendo como pilares fundamentais: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Hoje, continuamos a tentar trabalhar para estes três pilares para uma convivência saudável entre indivíduo/comunidade. O exercício da cidadania está implícito em 5 pontos fundamentais:

  1. Direitos e garantias: direitos e garantias pessoais; direitos, liberdades e garantias de participação politica; direitos económicos, sociais e culturais; direitos e deveres económicos; direitos e deveres sociais (segurança social e solidariedade, saúde, habitação e urbanismo, ambiente e qualidade de vida, família, paternidade e maternidade, infância, juventude, cidadãos portadores de deficiência e terceira idade); direitos e deveres culturais.
  2. Organização politica e administrativa (presidente da republica, assembleia da republica, governo, tribunais, organização administrativa do poder).
  3. Organizações e organismos internacionais (União Europeia, direitos à construção de uma cidadania europeia, Organização das Nações Unidas).
  4. Deveres da cidadania: contributos para a construção de uma cidadania responsável(não efectivação dos direitos e garantias às desigualdades e desfavorecimento social, exclusão social, da exclusão às discriminações - as minorias étnicas e as mulheres, deveres da cidadania).
  5. Cidadania no espaço escola criando Área de projeto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica: participação institucional dos alunos na vida da escola, assembleia de escola, conselho executivo, conselho pedagógico, conselho administrativo, delegado e subdelegado de turma e associação de estudantes. 

A cidadania pode ser dividida em duas categorias: cidadania formal e substantiva. A cidadania formal é referente à nacionalidade de um indivíduo e ao fato de pertencer a uma determinada nação. A cidadania substantiva é de um caráter mais amplo, estando relacionada com direitos sociais, políticos e civis.A educação para uma cidadania sã reside em ter consciência no respeito por si e pelo outro, partindo da aquisição de competências sociais, aqui surge a Educação Social. A Educação Social assenta-se em 4 pilares importantes: 

  1. Aprender a conhecer que significa dominar os instrumentos do conhecimento, o desenvolvimento do desejo e das capacidades de aprender a aprender. O desenvolvimento de habilidades cognitivas e a compreensão do mundo que o cerca.
  2. Aprender a fazer que significa conhecer e fazer. Aprender a fazer implica no desenvolvimento de competências que envolvem experiências sociais e de trabalho diversas que possibilitem às pessoas enfrentar, de forma mais autêntica, às diversas situações e a um melhor desempenho no trabalho em grupo.
  3. Aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos.
  4. Aprender a ser que significa que a educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, isto é, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade possibilitando ao mesmo, um potencial significativo que permita-lhe um pensamento reflexivo e crítico. Neste pilar,cabe à educação, conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento e discernimento para que os mesmos sejam capazes de construir a sua própria história com bastante dignidade.

Se a Educação Social, ou melhor, o Educador Social partir destes 4 pilares consegue elaborar projectos para o individuo/comunidade direccionados para a Educação de uma Cidadania saudável, reforçando as competências sociais e de cidadania, educar para a saúde e para a bioética, por fim, educar para um ambiente melhor(educação ambiental). A motivação será, sem dúvida, um dos melhores desafios, pois os projetos deveriam e devem estar direccionados para a comunidade escolar.  As entidades educativas deviam solicitar um educador social para que este faça a «ponte» entre alunos/professores/comunidade permitindo um enriquecimento e desenvolvimento de competências adicionais. Acredito se a comunidade escolar se unir conseguiremos que o respeito por si e pelo outro caminhem de «mãos dadas» para um futuro melhor.

Ass. Sónia Gonçalves

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sónia Gonçalves

  • Procuro emprego na área da Formação

    Procuro emprego na área da Formação

    Procuro emprego na área da Formação. Tenho experiência em Trabalho Social e Orientação, Serviços de Apoio a Crianças…

  • Bullying não é Brincadeira...

    Bullying não é Brincadeira...

    O Bullying é uma situação que se carateriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira…

  • Educação Social - Trabalhar em Equipa

    Educação Social - Trabalhar em Equipa

    Trabalhar com equipas, quer seja como líder de uma única equipa quer seja como diretor de várias. O trabalho em equipa…

  • A Função Pedagógica do Brincar e do Jogo: a importância para o desenvolvimento da criança

    A Função Pedagógica do Brincar e do Jogo: a importância para o desenvolvimento da criança

    Uma criança de qualquer classe social ou idade, nos dias de hoje, raramente encontra no meio familiar uma vivência de…

  • Racismo - Uma reflexão universal

    Racismo - Uma reflexão universal

    A raça, um falso conceito, uma verdadeira opinião. O racismo, uma teoria falsa, uma prática que mata.

  • Lágrimas que correm pelo meu rosto

    Lágrimas que correm pelo meu rosto

    Acordei quando senti as gotas a caírem pelo meu rosto. Será que é chuva ou será que são lágrimas? Olhei para o céu, e…

  • Tu que apareceste sem dizer nada...

    Tu que apareceste sem dizer nada...

    Apareceste sem avisar, sem um único sinal, ou talvez até tenhas avisado mas de forma suave, como uma brisa de vento…

  • Maus Tratos Infantis - uma Reflexão

    Maus Tratos Infantis - uma Reflexão

    Os maus tratos infantis existem desde a Antiguidade em todo o mundo. Abusar de uma criança é uma realidade desde que…

  • O Papel do Educador Social

    O Papel do Educador Social

    O que é a Educação Social? Quem é o Educador Social? Qual o Papel do Educador Social? Estas são algumas das perguntas…

  • Educador Social - Escolher a própria trajetória

    Educador Social - Escolher a própria trajetória

    Todos somos, pessoalmente, responsáveis por fazermos com que a nossa vida seja realizada, completa e de qualidade…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos