Efeito borboleta: a importância de bater as asas
Provavelmente você já viu o filme que deu nome ao título desse artigo e deve saber que o efeito borboleta é uma expressão relacionada à teoria do caos estudada por Edward Lorenz. Basicamente, ela diz que uma pequena mudança nas condições iniciais de algo pode gerar diferenças notáveis no futuro, assim como o bater das asas de uma borboleta no Brasil pode causar um furacão do outro lado do mundo.
Imagine que você está indo viajar, mas o piloto do seu voo se atrasou porque sentiu-se mal após comer uma pizza estragada na noite anterior. Por consequência, seu voo também atrasou e você ficou ao lado de uma pessoa diferente da que ficaria no outro avião. Vocês conversaram durante toda a viagem e, por causa dela, tempos depois você conseguiu o emprego dos seus sonhos.
Particularmente, a ideia de que as pequenas coisas mudam consideravelmente nosso destino sempre foi fascinante para mim. E é daí que vem a importância de bater as asas. As nossas asas. Metaforicamente representadas por cada pequena ação e escolha que fazemos ao longo da vida.
Ano passado o meu bater fez um pouco mais de vento. 2018 exigiu muito de mim, pois tive que conciliar a dupla jornada de trabalho com a realização do TCC, entre outros compromissos pessoais. Mas também descobri outras atividades e vocações que mudaram minha vida.
Sempre tive bastante energia para gastar, o que me aproximou dos esportes. Em agosto soube que haveria a “Corrida e Caminhada Todos pelos passos da Duda” em prol de uma criança com uma doença rara. Decidi que seria uma ótima oportunidade para ter novas experiências, testar meus limites e contribuir com uma boa causa.
Mas o resultado foi algo bem maior do que uma conquista pessoal: meus colegas da TOPdesk, empresa em que trabalho, também me acompanharam e fiquei feliz em colaborar com algo maior do que horas em frente ao computador.
Desde então participei de outras corridas de rua, envolvi mais amigos nessa empreitada, fiz trabalho voluntário e na última semana fui presenteada com uma notícia publicada no site “Razões para acreditar”, que fala um pouco sobre minha iniciativa. Leia aqui :)
Acredito que nossas asas, assim como são capazes de nos levar a qualquer lugar, podem também mudar o rumo de quem está ao nosso redor.
Se cada um de nós fizer pequenos movimentos diariamente, logo menos teremos um tufão de felicidade no Japão.
A próxima "Corrida e Caminhada Todos pelos passos da Duda” acontecerá dia 08/09 e eu estarei lá novamente. Espero que tenha conseguido plantar uma sementinha e possa ver mais pessoas alçando voo nesse dia.