Emprego NÃO! Trabalho significativo!!!
No tempo dos nossos pais, década de 50, 60 e até 70, a relação com o trabalho era muito diferente do que temos hoje em dia.
Talvez, você, como eu, foi criado ouvindo algumas "verdades" que nos fizeram repetir atitudes que eles tiveram em função das crenças que foram materializadas, tais como:
Temos que ter um emprego de carteira assinada para "ser gente".
Emprego é muito difícil, se você tem um, tem que ficar até aposentar.
Hoje em dia, temos muito mais acesso a informações e isto nos auxilia no desenvolvimento de competências, proporcionando mais clareza de como podemos utilizar as nossa habilidades para nos estruturarmos como profissionais.
Não sei se todos tem a mesma percepção, mas eu percebo claramente um discurso de que para "sair da zona de conforto" é necessário empreender. Esta é uma grande MENTIRA! Estive por 15 anos como empregada de organizações e, fazendo uma análise da minha carreira, percebi que nunca estive na zona de conforto. Muito pelo contrário, me desafiei e fui reconhecida por isso.
Também vi muitos colegas nesta situação. Buscando, se desenvolvendo e criando um ambiente propício para utilizar suas habilidades em favor dos que estavam próximos e, consequentemente, deles mesmos.
O Conceito de "Florescimento" defendido por Martin Seligman, psicólogo estadunidense, professor da Universidade da Pensilvânia, ex-presidente da Associação Americana de Psicologia e autor de contribuição significativa na área de Psicologia Positiva, pode nos ajudar a entender como podemos ser felizes no trabalho independente da nossa situação "contratual".
Este assunto é bem complexo e já rendeu muitas teses de mestrado, doutorado...mas o meu objetivo é só fazer uma co-relação simplificada para facilitar o entendimento.
De forma geral, o florescimento tem a ver com um estado de saúde mental positivo, onde o indivíduo vê fluidez tanto no âmbito psicológico quanto social. Podemos dizer que alcançamos o estado de florescimento, quando experimentamos um alto grau de propósito, significado, otimismo, competência e satisfação com a própria vida.
O trabalho é parte da nossa vida e por isso ele também precisa estar em harmonia com as outras, ou seja, é necessário alinhamento e convergência. Então, estar em florescimento no trabalho significa viver, diariamente, um estado mental de prosperidade e desenvolvimento, portanto, um estado progressivo de satisfação.
Certa vez, vi uma reportagem sobre a rotina da equipe de limpeza do "Shinkansen", o famoso trem bala japonês, e uma das entrevistadas respondeu ao repórter:
"...saio daqui todos os dias pensando como posso melhorar o meu trabalho. Minha missão é proporcionar ao passageiro a melhor experiência de viajem."
O que aquela japonesa de quarenta e poucos anos me ensinou?
Que propósito é TUDO! Ela não acordava para limpar corredores e banheiros de um trem, ela acordava para "proporcionar a melhor experiência de viagem aos usuários". O nível de motivação e capricho se eleva e, óbvio, ela têm muito mais resultados positivos e bem-estar.
De modo geral, todos os indivíduos, consciente ou inconscientemente, buscam um caminho que os levem a “florescer” e os façam pessoas mais felizes e realizadas.
Independente se você é um empregado "CLT" ou empreendedor, o importante é achar significado para o que você faz e se sentir em florescimento/crescimento/expandindo. Isso sim nos faz feliz e não escravos do "contas à pagar".
Especialista de Planejamento e Performace | Elaboração, Análise, Consolidação | Especialista em Processos | Performance
6 aExcelente reflexão, temos que evoluir como produto agregando valor direcionado a um propósito claro.
Liderança consciente || Exelência Operacional || Lean Six Sigma || Melhoria Contínua
6 aÓtima reflexão Jú! Eu, como líder de pessoas, várias vezes me questionei se havia como motivar a todos, desde o operador de uma máquina complexa ao auxiliar. Até o dia em que eu entendi que se o auxiliar não fizer aquele trabalho que eu achava "chato" e muito "operacional" a máquina complexa não fucionaria e não entregaríamos os resultados. Isso é propósito! Outro ponto: acho que o segredo é ser empreendedor sempre, CLT ou negócio próprio.
Lucienne Cerqueira Formação acadêmica em Filosofia e Direito. Esp. em Práticas Integrativas e complementares da Saúde Atuo no ambiente corporativo com as terapias integrativas trazendo bem estar e saúde integral.
6 aExcelente reflexão Juliana Veras. Parar para refletir sobre essa percepção que você nos trouxe, possibilita em cada um, um novo olhar e uma amplitude de consciência. Onde através do auto conhecimento podemos reconhecer o que nos move verdadeiramente. O que faz com que todos os dias queiramos fazer melhor o que fazemos através de nossos dons. E assim poder viver com mais plenitude nosso propósito
▪︎Operações Portuárias | Comércio Exterior | Logística | Liderança | Gestão de Equipe | Melhoria Contínua | Estratégia Organizacional | Alta performance
6 aExcelente texto Juliana! Investir em nós mesmos com qualidade e agregando valor em todas as atividades , pensar como poderíamos executar determinada tarefa com mais qualidade , clareza no objetivo☺ parabéns 👏👏👏
Administrador e Gerente de vendas na Discar Distribuidora Ambev
6 aExcelente reflexão Juliana é momento de florescer!