Empresa pequena ou grande para trabalhar?
Um grande dilema,que já passou pela a cabeça de vários profissionais,é decidir se busca um trabalho em uma grande organização ou se opta por trabalhar em uma empresa pequena,com gestão familiar. Para que este dilema ocorra primeiramente temos que ter,ao menos,duas ofertas de trabalho para optarmos pela a que mais adequa-se ao nosso objetivo e às nossas necessidades.
Considerando que tenhamos as duas ofertas as vantagens de trabalhar em uma empresa grande são mais que sabidas. Automóvel (para algumas funções),plano de carreira,plano de saúde e odontológico,alimentação com valor digno,cesta básica,participação nos resultados e muitos outros benefícios que nos deixam muito seduzidos inicialmente. Na empresa de pequeno porte geralmente o salário inicial é maior mas o pacote de benefícios é menor. Na atual conjuntura o salário,mediante às necessidades de um cenário econômico conturbado,é um grande atrativo,e é aí que vale uma pergunta. Ao optarmos baseados na necessidade imediata que temos, não estamos jogando fora a oportunidade de ter uma carreira mais consistente numa empresa grande,ou seremos mais felizes numa empresa pequena?
Como resposta vem a minha reflexão.Tenho vários amigos que optaram por trilhar uma carreira em empresas menores,repassando todo o seu vasto conhecimento para estas empresas,tentando,absurdamente,transformar uma empresa de origem familiar numa empresa mais profissionalizada. Lamentavelmente o resultado,quase unânime,tem sido quase sempre o mesmo.Enquanto o conhecimento,as relações profissionais e os resultados imediatos "cubram" os custos deste profissional tudo vai bem, mas no momento que o resultado,por diversos fatores,não é o esperado começa o processo de desligamento gradual,que geralmente vem acompanhado de alterações do que fora tratado na contratação,frieza na relação,falta de informações e tratamento bem diferente do início dos trabalhos.
Pense bem.Ao ter a opção faça uma escolha racional.Pode ser até que uma empresa pequena,dependendo de seus objetivos, te satisfaça, mas se você pensa grande com certeza o tamanho de seu pensamento não vai caber dentro de uma empresa pequena e, quando me refiro a uma empresa pequena ,me refiro àquela em que seus donos pensam pequeno e que,com certeza, jamais serão grandes.Uma pena que na maioria das vezes tenhamos que passar por esta experiência para aprender a lição.Lembro ainda que as empresas grandes,em sua maioria,foram pequenas também.Pense bem!