This is The End ( É o Fim ).

This is The End ( É o Fim ).

This is The End ( É o Fim ).

Durante toda nossa vida teremos muitos momentos de “ This is The End ” ( É o Fim ).

As pessoas nem sempre sabem, muito menos se preparam para um “ This is The End ” ( É o Fim ). Imaginam e fantasiam que a vida será uma mar de rosas, uma calmaria entretanto estamos sempre num eterno vai e vem, do inicio ao  fim, e claro um eterno recomeço seja  na escola, na universidade , em relacionamentos amorosos, no trabalho , com amigos de rua e ou até de academia.

Em alguns casos é uma mudança de fase, que nem sempre gera um fim, mas que a outra parte ainda continua ativa e outros casos é fim mesmo, não teremos mais com encontrar esta pessoa ou empresa.

O “ This is The End ” é um processo de perda, de ausência, de falta ou seja de compartilhar o mesmo espaço, o mesmo objeto de ter um companheiro. A sensação inicial é de dor, de ausência, de vazio. Sabemos que os planos de vida que eram construídos no plural voltam agora ao singular e o “ This is The End ” é justamente se dar conta do sentimento de finitude, de que o fim foi necessário e az vezes obrigatório.

Todo fim quando termina temos a sensação de perdermos um pouco de nós mesmos junto com aquela relação que se vai, e isso dói, mas estranho seria se fosse de outra forma, até por que sempre fica um pouco da outra parte em você.

Em dado momento podemos até nos comparar, mas não bastar somente verificar e analisar igualdades, mas também diferenças.

O “ This is The End ” ( É o Fim ), não é permanente,não tem um prazo definido, a vivência é muito particular e está relacionada com as crenças do indivíduo e como costuma lidar com as perdas da vida.

Em alguns casos um apoio emocional como de um psicólogo, é um diferencial para lidar com estas situações, é interessante reconhecer que é um processo natural do ser humano, assim você ou até mesmo junto com o psicólogo você consegue definir estratégias para sair deste processo.

De acordo com vários psicólogos e autores falam em fases do fim, assim fiz um síntese dos escritos e destaquei as principais fases :

1-   Estado de Choque: a incapacidade de aceitar a realidade do fim, confusão, novidade e querer saber os por quês. As reações podem variar de acordo com as características da pessoa e da situações vivenciadas. A pessoa pode ser por em superatividade para suprir a falta que existe neste momento.

2-   Controle: é preciso encarar e lidar com as providências referentes ao fim. Um momento em que a pessoa encontra-se cercado de amigos e de familiares. Trata-se de uma fase bastante influenciada pela cultura, tradição e crença religiosa ao qual ele pertence. 

3-  Dor e Aflição: a fase em que a pessoa passa a lidar com a realidade, a admitir a nova situação. Pode se sentir perdido, abandonado, desolado, agitado ou desinteressado por tudo aquilo que não se relacione com o fim. O desejo de reencontrar  com a situação anterior se contrapõe a aceitação da perda irreversível e manifesta-se através de alucinações ou sonhos. Medida que a pessoa aceita de fato a realidade do fim, torna-se capaz de reconstruir seu mundo interno e claro o externo.  

4-  Balancear: nessa fase, a regressão, a qual a característica principal são reações infantis, até mesmo irracionais. Trata-se de um mecanismo para obter conforto e acolhimento. Pode alternar-se com momentos de expressão de maturidade.    !

5-  Adaptação:   a etapa em que a pessoas é capaz de interiorizar o fim, integrando-a a si mesmo. Como um momento de aceite do processo de perda, torna-se possível adaptar-se a uma nova vida.  

Seja como for e qual o motivo do “ This is The End ” ( É o Fim ) todos  vamos passar por essas fases, e o mais importante de tudo é saber respeitar este momento, ele sempre vem para nos deixar mais fortes, nos transformar em pessoas melhores, mais íntegros e resilientes.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabio Fernando Regis

  • Cachorro ou Gato?

    Cachorro ou Gato?

    O cachorro: O ser humano me alimenta, cuida de mim, me dá carinho e abrigo…os seres humanos devem ser Deuses. O gato: O…

  • Brinde, um ritual existente em várias culturas e que perpetua pela eternidade

    Brinde, um ritual existente em várias culturas e que perpetua pela eternidade

    Brinde , um ritual de comemoração! A principal bebida usada em brindes é a champagne, que esta presente em todas as…

  • Magia do Calendário e Comportamentos e Atitudes

    Magia do Calendário e Comportamentos e Atitudes

    Magia do Calendário e Comportamentos e Atitudes Ainda bem que alguém inventou a Magia do Calendário, com novas metas…

  • Promessas de Fim de Ano

    Promessas de Fim de Ano

    Todo fim de ano não é diferente , retrospectiva do ano e claro Promessas de fim do ano para o seguinte. Vou listar…

  • Café, uma bebida popular que estimula a capacidade intelectual

    Café, uma bebida popular que estimula a capacidade intelectual

    A vida tem momentos excepcionais, em que as coisas mais simples nos proporcionam prazeres encantadores. Por exemplo…

  • O Futuro da Educação e Conhecimento com a Inteligência Artificial

    O Futuro da Educação e Conhecimento com a Inteligência Artificial

    Existem muitas informações ao nosso alcance, e mesmo com um volume infinito de notícias que circulam o tempo todo em…

    1 comentário
  • Mindfulness

    Mindfulness

    Mindfulness, ou "atenção plena", é uma prática mental que envolve estar conscientemente presente no momento atual, sem…

  • Psicologia positiva

    Psicologia positiva

    A psicologia positiva pode ser uma grande aliada quando se trata de desenvolvimento pessoal, isso porque ela estuda…

  • Resumo “O Ego é seu Inimigo” – como dominar seu pior Adversário

    Resumo “O Ego é seu Inimigo” – como dominar seu pior Adversário

    Resumo “O Ego é seu Inimigo” – como dominar seu pior Adversário Ryan Holiday escreveu “O Ego é Seu Inimigo” neste livro…

    1 comentário
  • Novos Projetos

    Novos Projetos

    É extremamente fácil identificar o que você precisa fazer para mudar sua vida. Porém é difícil aceitar o que você…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos