This is The End ( É o Fim ).
This is The End ( É o Fim ).
Durante toda nossa vida teremos muitos momentos de “ This is The End ” ( É o Fim ).
As pessoas nem sempre sabem, muito menos se preparam para um “ This is The End ” ( É o Fim ). Imaginam e fantasiam que a vida será uma mar de rosas, uma calmaria entretanto estamos sempre num eterno vai e vem, do inicio ao fim, e claro um eterno recomeço seja na escola, na universidade , em relacionamentos amorosos, no trabalho , com amigos de rua e ou até de academia.
Em alguns casos é uma mudança de fase, que nem sempre gera um fim, mas que a outra parte ainda continua ativa e outros casos é fim mesmo, não teremos mais com encontrar esta pessoa ou empresa.
O “ This is The End ” é um processo de perda, de ausência, de falta ou seja de compartilhar o mesmo espaço, o mesmo objeto de ter um companheiro. A sensação inicial é de dor, de ausência, de vazio. Sabemos que os planos de vida que eram construídos no plural voltam agora ao singular e o “ This is The End ” é justamente se dar conta do sentimento de finitude, de que o fim foi necessário e az vezes obrigatório.
Todo fim quando termina temos a sensação de perdermos um pouco de nós mesmos junto com aquela relação que se vai, e isso dói, mas estranho seria se fosse de outra forma, até por que sempre fica um pouco da outra parte em você.
Em dado momento podemos até nos comparar, mas não bastar somente verificar e analisar igualdades, mas também diferenças.
O “ This is The End ” ( É o Fim ), não é permanente,não tem um prazo definido, a vivência é muito particular e está relacionada com as crenças do indivíduo e como costuma lidar com as perdas da vida.
Em alguns casos um apoio emocional como de um psicólogo, é um diferencial para lidar com estas situações, é interessante reconhecer que é um processo natural do ser humano, assim você ou até mesmo junto com o psicólogo você consegue definir estratégias para sair deste processo.
De acordo com vários psicólogos e autores falam em fases do fim, assim fiz um síntese dos escritos e destaquei as principais fases :
1- Estado de Choque: a incapacidade de aceitar a realidade do fim, confusão, novidade e querer saber os por quês. As reações podem variar de acordo com as características da pessoa e da situações vivenciadas. A pessoa pode ser por em superatividade para suprir a falta que existe neste momento.
2- Controle: é preciso encarar e lidar com as providências referentes ao fim. Um momento em que a pessoa encontra-se cercado de amigos e de familiares. Trata-se de uma fase bastante influenciada pela cultura, tradição e crença religiosa ao qual ele pertence.
3- Dor e Aflição: a fase em que a pessoa passa a lidar com a realidade, a admitir a nova situação. Pode se sentir perdido, abandonado, desolado, agitado ou desinteressado por tudo aquilo que não se relacione com o fim. O desejo de reencontrar com a situação anterior se contrapõe a aceitação da perda irreversível e manifesta-se através de alucinações ou sonhos. Medida que a pessoa aceita de fato a realidade do fim, torna-se capaz de reconstruir seu mundo interno e claro o externo.
4- Balancear: nessa fase, a regressão, a qual a característica principal são reações infantis, até mesmo irracionais. Trata-se de um mecanismo para obter conforto e acolhimento. Pode alternar-se com momentos de expressão de maturidade. !
5- Adaptação: a etapa em que a pessoas é capaz de interiorizar o fim, integrando-a a si mesmo. Como um momento de aceite do processo de perda, torna-se possível adaptar-se a uma nova vida.
Seja como for e qual o motivo do “ This is The End ” ( É o Fim ) todos vamos passar por essas fases, e o mais importante de tudo é saber respeitar este momento, ele sempre vem para nos deixar mais fortes, nos transformar em pessoas melhores, mais íntegros e resilientes.