ENGAJAMENTO
COMO ESTÁ O ENGAJÔMETRO DA SUA EMPRESA?
Imagine que você está caminhando pela rua e avista dois pedreiros envolvidos na mesma obra. Intrigado, pergunta a eles o que estão construindo. O primeiro responde: "estou construindo uma parede". O segundo, por sua vez, tem uma resposta diferente: "Estou construindo uma catedral." diz.
O segundo é o profissionais que chega mais cedo, vai embora mais tarde, assenta os tijolos com prumo, desperdiça menos material e usa equipamentos de segurança. E quando falar aos familiares e amigos sobre o que faz no dia a dia, passará a mensagem de que acredita que seu trabalho contribui para a qualidade do serviço ou produto da empresa, gerando rentabilidade. Enquanto profissional, ele vai ser mais realizado e provavelmente mais feliz.
NÃO BASTA RETER. É PRECISO ENGAJAR!
Reter significa "manter um trabalhador na empresa" mesmo que não inove, não produza. Ter gente assim.. "É preferível que o deixe ir."
Aumentar salário? Você só segurará a presença física e será temporário.
Engajar é algo mais completo, e tem haver com valorização e reconhecimento. Engajar torna seus funcionários mais assertivos e produtivos, tem mais energia e trabalham melhor em equipe. "Ninguém toma a decisão de sair da noite para o dia." Os profissionais querem ser reconhecidos. "Se você não promove, o mercado vem e promove."
ENGAJAMENTO É TUDO
E tudo começa com pequenos gestos.
A produtividade cresce com reconhecimento: 69% dos trabalhadores dizem que trabalhariam mais caso sentissem que seus esforços são reconhecidos. E a taxa de rotatividade cai quando recebem feedback sobre o seu trabalho.
A chave para o engajamento não está na remuneração. Ela se encontra na maneira como as pessoas percebem aquilo que as empresas oferecem em troca do seu salário. (Reconhecimento, valorização, elogio...)
QUANDO O COLABORADOR NÃO VÊ A EMPRESA NO FUTURO,
ELE NÃO SE VÊ NESSA EMPRESA EM SEU FUTURO.
Voltando ao primeiro parágrafo: "É pedir para construir uma parede, mas mostrar a maqueta completa da catedral."
Pesquisa da McKinsey Quarterly mostra os efeitos do reconhecimento no engajamento, fazendo uma comparativa com motivadores financeiros.
67% dos colaboradores preferem elogio e reconhecimento dos gestores e 33% preferem bônus;
63% preferem atenção dos líderes e 37% aumento de salário;
62% preferem oportunidade para liderar projetos e 38% ações;
E aí?! como está o engajamento na sua empresa?
SUA EQUIPE ESTÁ CONSTRUINDO PAREDES OU CATEDRAIS?
A Gente e Talento pode te ajudar neste processo.
Entre em contato: genteetalento@gmail.com (49) 8834 2906