Entenda a máquina antes que ela entenda você!

Entenda a máquina antes que ela entenda você!

“O que eu não posso criar, eu não entendo” (Richard Feynman - Prêmio Nobel de Física)

Se há algo que hoje é visto ainda como um diferencial profissional, mas que no futuro será essencial ou mesmo mandatório, é conhecer bem as técnicas de Machine Learning (ML ou 'Aprendizado de Máquinas', uma tradução que ainda não "pegou" em solo nacional).

Uma série de aplicações dessas tecnologias já ocupa o noticiário e o imaginário popular: carros autônomosmáquinas que vencem campeões humanos em jogos de inteligência e estratégia, diagnóstico de doenças, identificação de atividades cerebrais baseada em sinais de EEG, previsão de valores de ações e commoditiesreconhecimento de faces etc.

No entanto, ao contrário do que pode parecer, as técnicas de ML, que envolvem, entre outros, métodos de regressão estatística, algoritmos de clusterização e redes neurais artificiais, são relativamente simples de se entender e utilizar, bastando um pouco de conhecimento de matemática, estatística e lógica de programação. Podem ser implementadas em diversas plataformas, desde programas com linguagem computacional avançada a simples planilhas de Excel.

A principal dificuldade, porém, é mudar a forma de encarar as diversas aplicações no mundo real. Em vez de tratar os problemas como matematicamente exatos, com soluções fechadas, determinísticas, deve-se passar a vê-los como problemas estatísticos (ou estocásticos), que envolvem incerteza e demandam soluções probabilísticas (que são muitas vezes bem criativas).

A indústria de exploração e produção de petróleo, por exemplo, que está relacionada no mundo todo a vultosos investimentos e lucros, é um dos ramos nos quais a aplicação de ML pode contribuir de maneira importante, por exemplo, na redução de custos, no melhor aproveitamento de dados de poços e reservatórios (que são muito caros de se obter), na prevenção de acidentes e otimização da produção.

Além dos ganhos para as empresas, as vantagens para os profissionais que se empenhem em aprender os rudimentos de ML serão cada vez maiores, numa época em que essa própria tecnologia já reduz empregos mesmo em profissões bastante especializadas. Para quem quiser começar já, existem diversos cursos gratuitos online, por exemplo, na plataforma de ensino Udemy (em inglês)! Infelizmente, ainda não há similares gratuitos em português!

"Se não pode vencê-los, junte-se a eles", a velha máxima que aprendemos ainda pequenos nos desenhos animados infantis, é que deve nos guiar neste momento. Afinal, em poucos anos a máquina vai entender perfeitamente a mente humana...

E você, quando vai decidir entender a máquina?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos