Entenda a Substituição Tributária
A substituição tributária é um tipo de regime tributário, ou seja, de arrecadação de tributos do governo. Neste caso, a responsabilidade pelo imposto devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte.
O fato gerador ocorre logo após ao fato ocorrido, garantindo que a restituição da quantia seja paga mesmo sem a realização do fato gerador. Dessa forma, em vez de cada empresa na cadeia de produção e distribuição pagar o imposto separadamente, um único contribuinte recolhe e paga o imposto por todos.
Esse regime de substituição tributária pode ser aplicado, por exemplo, no ICMS, e atinge a qualquer contribuinte do tributo. A principal vantagem é a facilitação da fiscalização de produtos plurifásicos, sendo arrecadado em uma única fase.
Quais são os tipos de Substituição Tributária?
Quanto aos tipos de substituição tributárias aplicadas na cadeia produtiva, elas podem ser:
A substituição tributária não se aplica nas seguintes situações:
Como funciona a Substituição Tributária?
Na legislação, podem haver 2 tipos de contribuinte para substituição tributária. Um deles é o contribuinte substituto e o outro é o substituído.
Para realizar o cálculo do ICMS-ST, é necessário o conhecimento do preço de venda do produto, da alíquota do ICMS e da margem de valor agregado do estado. Entenda como funciona esse cálculo:
Base de cálculo da retenção:
ICMS Presumido (ICMS-ST):
Recomendados pelo LinkedIn
Retirada do ICMS próprio:
Não são todos produtos que podem recolher ICMS-ST. As alíquotas podem variar por estado e pela natureza da operação, especialmente em transações interestaduais. Os valores também podem diferir conforme o tipo de produto, a empresa e a operação realizada.
O que é a MVA?
A Margem de Valor Agregado (MVA), também é conhecida como Índice de Valor Agregado, e se trata de um percentual utilizado no cálculo do ICMS-ST. Ela é determinada com base nos preços praticados no mercado para determinados produtos ou serviços. Esse valor é obtido por meio de levantamentos de preços ou por meio de informações fornecidas por entidades representativas dos respectivos setores.
A MVA reflete uma média ponderada dos preços coletados no mercado. Ela pode ser original ou ajustada, entenda os dois tipos:
Margem original: é um percentual pronto para aplicação direta.
Margem ajustada: é um percentual que resulta de uma fórmula específica, que ajusta os valores de acordo com as alíquotas aplicadas nas operações.
Qual a diferença entre ICMS e ICMS-ST?
Responsabilidade pelo pagamento:
Objetivo: