Entendendo os Indicadores
Fundamental entender os indicadores
Já escutei muitas vezes a citação de Deming: “não se gerencia o que não se mede”. A frase tem mais de 30 anos. É extremamente óbvia para mim. No entanto, parece que muitos empresários e executivos não entendem ou não acreditam.
Tive a oportunidade de ver vários modelos de gestão de indicadores. Empresas querendo gerenciar 200 indicadores diferentes e outras olhando só o resultado. Presenciei gerentes apresentando a evolução de um indicador sem ao menos saber a forma de cálculo do mesmo, muito menos, o impacto que ele causa na organização.
Isto me faz pensar numa outra citação que ouvi em um treinamento: “o óbvio deve ser dito”. Por mais que se estude sobre os melhores indicadores e que pareça óbvio o monitoramento deles, é necessário que seja evidenciado a relevância dele para o objetivo do negócio. Gastar muita energia em indicadores pouco relevantes só tendem a aumentar o nível de estresse e desviam o foco do cerne da empresa: Onde ela realmente quer chegar.
Recomendados pelo LinkedIn
O entendimento dos indicadores orienta os colaboradores para o que é realmente importante e crítico para alcançar a visão desejada para a empresa. Ele também ajuda a definir as prioridades das ações, investimentos, treinamentos, contratações e qualquer outro movimento que empresa necessite fazer.
É tolice acreditar que um modelo com 200 indicadores seja mais eficiente do que um com 10. Aliás, acredito que um número excessivo de medidas desordenadas só serve para desviar a atenção e fazer a empresa andar em círculos. Empresas de sucesso definem de uma forma clara alguns poucos indicadores estratégicos. Estes indicadores estão ligados diretamente ao planejamento da empresa e mantém o foco dela na busca pelos seus resultados.
A partir destes poucos indicadores estratégicos, se desdobram até os mais operacionais para que exista uma relação entre as ações da operação e a estratégia macro da empresa.
Parece óbvio, mas é necessário que seja dito. Quanto mais claro e assertivo eu for na gestão das medidas de desempenho do negócio, mais chances de ter um resultado satisfatório. É preciso se entender nossos indicadores.