Equilíbrio nas relações profissionais
Numa era em que valorizamos tanto a tecnologia, para tornar cada vez mais fácil as nossas vidas e atender as nossas necessidades de uma maneira mais rápida, estamos nos tornando distantes em nossas relações.
Existem aplicativos para relações amorosas, para apresentação profissional, para entretenimento, no entanto, preferimos ver a vida do outro à distância, e nunca temos tempo para exercitar a escuta empática, na qual procuramos entender plenamente o que o outro está dizendo, a situação que está enfrentando e demostrar a real importância que essa pessoa tem em nossas vidas, por meio de um simples ato de parar e ouvir.
O ambiente organizacional é formado por pessoas, portanto contribuir mutuamente para o bem estar do outro é garantir que o clima interno esteja equilibrado.
Partindo da premissa de Goethe,
"trate um homem como ele é, e continuará sendo como é. Trate-o como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser",
podemos desenvolver uma consciência de que nada mudará nas relações internas, se cada indivíduo, que compões a equipe de trabalho, continuar a olhar para si, para seu ponto de vista e considerar o outro um adversário, sem ao menos dar uma chance de escutá-lo, tentar ver pela ótica dele, ou mesmo observar a motivação de seus comportamentos.
Parar para escutar é sinônimo de compreender, e isso não quer dizer que precisa concordar, mas dar esse espaço é integrar pessoas diferentes, fazendo o outro somar verdadeiramente. Quando somos capazes de compartilhar no mesmo espaços uma gama de opiniões diferentes, não se trata de defender a posição do grupo A ou do B, mas a somatória de óticas vai gerar a visão do todo.Para isso devemos reconhecer nossas limitações e com isso criar uma abertura para receber novos conhecimentos e até mesmo adquirir respostas para nossos conflitos, por meio dessa interação.
Com a sinergia nos relacionamentos, o resultado será surpreendentemente criativo, capaz de criar novos caminhos, novas alternativas e oportunidades, alcançando o comprometimento de todos no objetivo central, pois as soluções vão priorizar o equilíbrio, o caminho do meio e todos passam a ganhar com isso.
Coach Jailma Moraes