Equipes de Alta Performance.

Equipes de Alta Performance.

Caros, tive a oportunidade de participar de um webinar com Oscar Motomura cujo tema foi Equipes de Alta Performance e a seguir registro e compartinho alguns pontos abordados.

Afinal, o que são Equipes de Alta Performance (“EAP”)?

São aquelas que obtém resultados ótimos ou excepcionais constantemente. Resultados ótimos são desejos naturais de todas as organizações porém existem organizações que buscam por EAP mas sua cultura é incoerente com este propósito, gerando assim um paradoxo. Não basta copiar o modelo de EAP pois as sutilezas das organizações é que dirão se o modelo viangará.

Quais são estas sutilezas? Propósito, performace das pessoas (suas competências e capacidade de trabalhar em equipe), cultura empresarial, integração, alinhamento do modelo mental, identificar e fazer uso de ativos invisíveis são algumas delas.

O processo de seleção torna-se crucial para organizações que buscam a excelência contínua e o líder trona-se fundamental neste sistema. Num contraponto, uma equipe não ideal poderá chegar à excelência ou ao máximo que ela poderá produzir desde que o líder seja capaz de traduzir seus predicados e provocar o salto de performance. Resumindo, se o líder escolheu sua equipe ou foi escolhido para lidera uma equipe, cabe ao líder a responsabilidade de extrair o melhor dela.

O desempenho da equipe bem como o individual deve ser reconhecido baseado num sistema de remuneração meritrocrático porém as sutilezas da organização devem ser levadas em conta e o indivíduo não deve sobrepor ao coletivo.

O líder que sabe fazer, ensina (já dizia um líder que tive oportunidade de trabalhar).

Uma EAP é uma componente de uma Organização Biológica (“OB”) e presupõe-se que não vive fora de uma OB. Estruturas organizacionais de comando-controle tendem a matar a engenhosidade humana portanto, uma EAP pode não viver dentro de uma organização mecanissista.

Se você não teve uma educação formal, não se prive de buscá-la ou desenvolvê-la através de experimentos ou autodesenvolvimento. Formular equações impossíveis é um modo para você e para a sua equipe autodesenvolver-se.

Ativos invisíveis são componentes vivos de uma OB que dentre outros exemplos,  posicionan-se fora da hierarquia mas tem uma função oculta de mentor.

Os subterrâneos da organização estão repletos de informações. Você deve ser um líder capaz de ouví-las e traduzí-las para a alta administração em busca do bem comum.

EAP tem um mantra: Existe uma forma de melhorar a execução desta atividade? A pergunta reversa também é valida: Com este mesmo recurso, é possível obter um resultado melhor?

Para fechar, devemos buscar a excelência em tudo que fazemos.

Notas:

A busca pela produtividade começou na industria no início do século XX.

O jargão EAP foi cunhado pela GE dentre de seus inumeros programas de gestão.


Alex N. Santos 🔎

Gestão de TI | Tecnologias | Produtividade | Planejamento e Controle.

5 a

COM UM TIME FORTE... A EMBRAER VAI PARA "LONGE DE CASA"!!!

Adilson Marchesotti de Carvalho

Instrutor de Treinamentos Técnicos Aeronáuticos

6 a

Yuri: Parabéns pela sua publicação vale lembrar que uma equipe competente focada no desenvolvimento que tem o reconhecimento do passado e olhar de "lince" no futuro o seu sucesso contemplará perpetuidade Abraço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos