A esfinge e a política
Nasci em Brasília, uma cidade que não nasceu - estreou. Num lampejo de inspiração, idealismo, patriotismo e impetuosidade dos seus fundadores... surge #Brasília na vastidão do Planalto Central, com a missão nada simples de integrar o país e comportar o centro das decisões do #governo federal.
A precipitação para alguns, para outros necessária urgência, trouxe muitas consequências na configuração política, geográfica, social, cultural do #distritofederal , mas quero falar da política.
Certa tarde de férias no #Leblon, praia badalada do Rio de Janeiro, eu questionava meu avô. Eu adolescente inquieta; ele #Heráclio Salles, jornalista consagrado e editor chefe da editoria política do Jornal do Brasil. Eu precisava entender mas não conseguia saber o que ele queria dizer com seus elaborados artigos, para mim eram como enigmas de esfinge tentando me devorar.
Eu queria que meu avô estivesse aqui agora para me ouvir dizer: vô, decifrei! O senhor tinha toda razão quando naquela tarde me disse: "Rachel, um dia você vai entender que a política define tudo". Demorou um pouco para reunir todo o conhecimento e experiência necessários para compreender o que meu #avô escrevia, mas quando essa maturidade chegou, ah, como ela é doce!
Nossas #origens tendem a nos devorar se não as deciframos. Desejo que você mergulhe e usufrua plenamente das riquezas de ser quem você é, posto na família onde Deus te fez nascer, no país que te acolheu, e em todas essas coisas que te afetaram profundamente sem que você tenha tido escolha.
Hoje eu e você temos uma escolha importante a fazer, caminhar juntos e forjar a realidade presente que queremos, fazendo de todo o nosso passado um belo ponto de partida, e triunfar juntos. Isso é política.