Esforço ou talento?
Seja bem-vindo(a) à 11ª edição dessa newsletter preparada com todo o carinho para trazer aquela dose mensal de conhecimento que vai ajudar você e as pessoas que você lidera a trilhar o caminho da excelência e gerar resultados acima da média.
Você já deve ter escutado alguém falando sobre o que vale mais, esforço ou talento? A questão é que ninguém precisa, e nem deveria, escolher um em detrimento do outro.
Sabe por quê? Porque os melhores resultados são obtidos pela combinação dos dois.
Imagine alguém com um super talento para algo e que não demonstra dedicação e comprometimento. Essa pessoa vai muito longe? Provavelmente, não.
Agora pense em alguém sem a mínima predisposição para fazer algo e que se esforça bastante para melhorar. Vai dar certo? Talvez não se torne excepcional naquilo a ponto de se destacar, mas vai ter um desempenho mediano ou até bom.
Por fim, considere o melhor dos dois cenários: alguém com talento numa área e que se esforça diariamente para melhorar. O resultado disso é excelência. É nessa intersecção que estão as pessoas que mais se destacam nas suas atividades.
Em resumo:
TALENTO SEM ESFORÇO = DESPERDÍCIO
ESFORÇO SEM TALENTO = BOM, PORÉM LIMITADO
TALENTO COM ESFORÇO = EXCELÊNCIA
Que esforço é esse?
Esforço pode ser substituído por investimento: de tempo, de dinheiro, enfim... significa direcionar os recursos para potencializar o talento.
Essa é a base para o desenvolvimento de pontos fortes, ou seja, um talento tão bem desenvolvido que, quando usado, resulta em um desempenho excepcional.
Investir no talento pode ser:
1. Praticar - Você só joga no nível que treina.
ou então:
Recomendados pelo LinkedIn
2. Adicionar conhecimento – Ter atitude humilde e disposição para aprender, desaprender e reaprender.
Os pontos acima são listados por John Maxwell no livro Talento não é Tudo e constituem os principais pontos que eu trabalho ao apoiar o desenvolvimento de pessoas.
Além desses dois, o autor menciona ainda outras 11 escolhas importantes que você pode fazer para maximizar seu talento.
São elas:
De todos esses pontos, tem algum que você pode explorar melhor para aproveitar ao máximo seu potencial? Então, pega esse único item e prioriza nas suas ações de desenvolvimento. Te garanto que vai vale a pena.
***********************************
Quer se aprofundar no tema? Tenho duas dicas:
1. Sobre a abordagem de pontos fortes – toda 3ª quinta-feira de cada mês faço uma sessão online e gratuita sobre o assunto. Pra participar, manda uma mensagem inbox.
2. Sobre as escolhas que maximizam seu potencial – recomendo o livro Talento não é Tudo. Leitura leve e cheia de exemplos reais mostrando como cada conceito se aplica na prática.
Gostou do conteúdo de hoje? Então comenta para eu saber o que mais te chamou atenção.
Até mês que vem!