ESG + Design Estratégico = Negócios sustentáveis

ESG + Design Estratégico = Negócios sustentáveis

Em poucas palavras, ESG significa Sustentabilidade Empresarial. Ou seja, é um acrônimo das palavras "Environmental" (Ambiental), "Social" e "Governance" (Governança), e representa uma estratégia e abordagem da avaliação da sustentabilidade da empresa e o seu comprometimento em atingir objetivos sociais para além do aumento de lucro financeiro em favor dos acionistas.

O ESG foi cunhado no relatório do "Pacto Global" realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), onde há uma chamada para que as empresas sejam ambientalmente sustentáveis, socialmente responsáveis e administradas corretamente.

O ESG vêm de encontro a outras pautas relevantes como o "ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", também definidos pela ONU para a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser compreendidos como uma grande e global iniciativa de apoio à prospecção de futuros sustentáveis. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas associadas, que ajudam a fomentar critérios qualitativos para uma noção de desenvolvimento e prosperidade para as 193 nações que, em 2015, aprovaram tal plano de ação para uma estratégia global de desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

Desenvolvimento Sustentável pode ser entendido como o crescimento econômico aliado ao crescimento qualitativo (bem-estar social) que utilize recursos ambientais de forma a não prejudicar seu uso pela geração atual e futuras gerações.

Seja pelos problemas e crises que enfrentamos, ou seja pelos potenciais que se desvelam, é nítido que o futuro é dos negócios sustentáveis. As empresas se mobilizam para planejar a adoção de estratégias que elevem e assegurem a sustentabilidade de suas ações.

Desenhar ou redesenhar as estratégias organizacionais e de produto-serviço, com vistas à sustentabilidade, são importantes em tempos como o nosso. Pensar que atualmente o foco são as pessoas e o planeta faz-se importante no processo de estruturação e concepção de ofertas comerciais. E em minha visão esta é uma grande oportunidade para o Design desempenhar um papel protagonista na construção de novas realidades.

O Design Estratégico atua nas organizações para desenvolver estratégias ligadas ao sistema organizacional e seus produtos, serviços e comunicações - ou seja, a forma como a organização se estrutura, se posiciona e se relaciona com o ecossistema e mercado.

As teorias e métodos do Design Estratégico surgiram na Escola Politécnica de Milano em meados dos anos 90 e não se trata de aplicar o design industrial em níveis estratégicos, mas antes, propõe um entendimento mais ecossistêmico, que almeja co-criar alternativas na geração e configuração de sistemas de valor. Em sua essência, o Design Estratégico já se orienta à negócios e futuros sustentáveis, e busca inovações radicais nos sistemas vigentes.

Para transformarmos nossa realidade precisamos do trabalho prospectivo do design, que não parta apenas dos problemas identificados mas se oriente também pelas oportunidades e potencialidades, configurando caminhos e estratégias para alcance de objetivos - idealmente mais informados pelo Desenvolvimento Sustentável.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Natali Garcia, MSc.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos