ESG: o que é, a relevância, os impactos sociais e outras informações importantes
Diariamente, os ambientes corporativos são repletos de desafios que visam assegurar não apenas a entrega de produtos e/ou serviços de qualidade aos clientes, mas também os excelentes resultados financeiros. Conceitos como o ESG, no entanto, destacam que a preocupação deve ir muito além dos números.
Cada vez mais em alta hoje em dia, essas três letras dão luz a posicionamentos que, quando adotados pelas empresas, são capazes de promover uma série de transformações positivas na sociedade.
É sobre esse tema que o artigo a seguir vai abordar. Saiba o que é ESG, qual é a sua importância, quais são os seus impactos e outras informações relevantes. Boa leitura!
O que é ESG?
Environmental, Social and Governance (ESG) - Ambiental, Social e Governança, na tradução para o português - refere-se ao conjunto de práticas implementadas pelas empresas com o propósito de contribuir com a sustentabilidade, a responsabilidade social e o gerenciamento correto dos seus recursos. Nesse sentido, faz toda a diferença para o posicionamento organizacional perante à sociedade, como algo capaz de trazer uma série de benefícios à população como um todo.
Em síntese, pode-se destacar que o pilar meio ambiente reúne todas as medidas adotadas com a missão de combater o aquecimento global, atuar em prol do descarte correto de resíduos, trabalhar pela diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera, entre outros. Por sua vez, o social está ligado ao bem-estar dos diferentes públicos (funcionários e familiares, clientes e fornecedores, por exemplo), com base em tópicos como diversidade, inclusão e qualidade de vida.
Já o viés da governança engloba aspectos como ética e transparência nas relações. O objetivo é certificar-se de que tudo ocorre com base nos preceitos legais, sem comportamentos que possam colocar em risco a reputação e a saúde financeira das operações.
Por que a agenda ESG é fundamental para as organizações?
Pontos como os que foram destacados acima reforçam a importância do ESG. No entanto, a aplicação da agenda no dia a dia das empresas traz ainda mais benefícios para os negócios. Entre outras vantagens, pode-se mencionar:
Recomendados pelo LinkedIn
ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Embora poucas pessoas saibam, o ESG está diretamente relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Documento da Organização das Nações Unidas (ONU), ele traça um plano para que daqui a sete anos todos os povos e nações tenham, de fato, um mundo melhor.
Diferentes tópicos dos ODSs reforçam a importância do trabalho decente às pessoas, do desenvolvimento econômico sustentável e responsável, bem com outras ações de cuidado com o ecossistema. Por isso, o ESG conecta-se a essa importante resolução de muitas formas.
Impactos do ESG na sociedade
Diante das diversas transformações trazidas pelo ESG, pode-se observar que os seus efeitos vão muito além de assegurar bons resultados financeiros aos cofres das organizações. De maneira permanente, o conceito trabalha em prol da alavancagem organizacional continua em muitas frentes.
Afinal, empresas que sabem da importância da diversidade e do cuidado com o meio ambiente, por exemplo, tendem a se sobressair sobre as suas concorrentes, a partir de uma imagem sólida no mercado.
Capacitação ESG na prática
Diante da importância do tema, nada melhor do que aprimorar o seu conhecimento, certo? Participe da capacitação ESG na prática, promovida pela ABNT. A qualificação é 100% online, com turmas disponíveis em novembro, nos dias 21, 23, 28 e 30 (terças e quintas-feiras), das 18h30 às 22h30, e em dezembro, nos dias 14 e 15, online e ao vivo, com opção de turmas diurnas e noturnas.
Por meio dela, você poderá aprofundar a compreensão acerca de desafios ambientais, sociais e de governança, conhecer as etapas necessárias para avançar na jornada ESG, entre muitos outros conteúdos relevantes. Clique aqui, saiba mais sobre a qualificação e inscreva-se agora mesmo.