ESPELHO, ESPELHO MEU...!
Conhecer a si mesmo, é uma incrível ferramenta que foi desintegrada ao longo do tempo. Mas o que eu preciso lembrar, é que, se eu conheço a mim mesmo de verdade, sem as máscaras do orgulho próprio, eu consigo saber exatamente onde devo investir para ser muito bom [meus pontos mais fortes], e onde preciso melhorar [o mínimo necessário], que são os meus pontos mais fracos.
O que acontece, é que nós NÃO temos coragem de expor [em voz alta, olhando para um espelho, por exemplo], a nós mesmos, quem realmente somos. Talvez porque seria desanimador.
Mas esse sentimento limita o nosso crescimento, pois não conseguimos encarar a limitação de frente, e resolvê-la, para que uma evolução aconteça.
O orgulho tem o poder de nos embriagar, fazendo com que a gente não consiga [e não queira] ver quem realmente somos. E eu sei porque. Expor as nossas limitações, mesmo que apenas a nós mesmos, fere diretamente o nosso ego.
É muito mais agradável receber um elogio vazio, do que uma crítica rica em conteúdo que vai me fazer crescer. Somos assim.
Temos a tendência de não ser sinceros com as pessoas, apenas porque não queremos ter a dor de cabeça de saber como a pessoa 'ferida' vai reagir.
Fracasso, não é quando algo dá errado. Fracasso, é quando algo que deu errado, não te fez crescer!
"Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre sucessos e fracassos [...], divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem!" [Benjamin Barber]
No fundo, nosso maior desafio, é lidar com a VERDADE. O espelho, nos aprisiona em que nós, de fato, somos. Mas fui levado a duas afirmações que arrebentaram com esse veredicto dentro de mim.
Jesus faz a primeira afirmação, de que eu conheceria a verdade, e ela me libertaria! [Jo 8:32]. E a segunda, sobre Ele mesmo, completa a essência do raciocínio: "Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida!!"
Por fim, quando olhei para o espelho, e não quis enxergar a verdade, vi o meu próprio reflexo... imperfeito!
"Mas quando eu esperei em alguém perfeito, eu vi o Seu reflexo em mim, sem defeito!" [música: Entrega]
Aceite a verdade! Ela é o único caminho!