Essencial. Lula volta a ser Presidente do Brasil. “A roda da economia vai voltar a girar”
Bom dia e boa semana.Estes são os destaques do ECO nesta segunda-feira.
A roda da economia vai voltar a girar, com geração de empregos, valorização dos salários e renegociação das dívidas das famílias que perderam seu poder de compra“, prometeu Lula da Silva, reeleito para um inédito terceiro mandato como presidente do Brasil, com 50,80% dos votos.
No discurso de vitória, o presidente eleito que tomará posse no dia 1 de janeiro de 2023 afirma que “a roda da economia vai voltar a girar com os pobres fazendo parte do orçamento. Com apoio aos pequenos e médios produtores rurais, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas“. E falou também para os empresários. “Com todos os incentivos possíveis aos micros e pequenos empreendedores, para que eles possam colocar seu extraordinário potencial criativo a serviço do desenvolvimento do país“.
A economia portuguesa deverá ter estagnado ou até mesmo registado uma ligeira contração no terceiro trimestre. Esta é a convicção da maior parte dos economistas ouvidos pelo ECO em antecipação dos dados que serão divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
As estimativas variam entre uma contração de 0,5% e um crescimento de 0,3% em cadeia no terceiro trimestre. Recorde-se que no segundo trimestre Portugal cresceu 0,1% face aos primeiros três meses do ano. Este desempenho corresponde a uma variação homóloga entre 3,9% e 4,8%.
A prestação da casa vai dar um novo salto em novembro. Os contratos que foram revistos no próximo mês vão registar agravamentos entre 15% e 50%, de acordo com as simulações realizadas pelo ECO. Com os juros do crédito à habitação ainda sem darem sinais de tréguas, o Governo prepara-se para anunciar esta semana medidas para aliviar o bolso das famílias que estão a ser mais afetadas pelo aumento dos encargos com o empréstimo da casa.
Recomendados pelo LinkedIn
A poupança das famílias portuguesas está longe de estar de boa saúde. A subida da inflação e o aumento das taxas de juro tem criado uma enorme pressão sobre os orçamentos familiares e provocado uma queda a pique da taxa de poupança que, segundo o Boletim Económico de outubro do Banco de Portugal, deverá cair de 9,8% em 2021 para 4,9% no final deste ano.
A Universidade Nova de Lisboa , a Universidade do Porto e a Universidade Católica Portuguesa são as instituições nacionais de ensino superior com mais empreendedores alumni. Ao todo, as três universidades que ocupam o pódio formaram 740 estudantes que fundaram, mais tarde, empresas, revela o University Ranking Report 2022, elaborado pela Startup Portugal , a que a Pessoas teve acesso. Para promover o empreendedorismo no meio universitário, a partir de 2023, a Startup Portugal vai atribuir um prémio à universidade portuguesa com mais destaque no ecossistema empreendedor.
A economia portuguesa cresceu 0,4% no terceiro trimestre face aos três meses anteriores. Mas cresceu 4,9% em termos homólogos, ou seja, face ao mesmo período do ano passado, revelam os dados publicados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Pelo menos 12 navios com cereais saíram dos portos ucranianos na manhã desta segunda-feira, apesar de a Rússia ter suspendido no fim de semana a sua participação nos acordos sobre exportações agrícolas, anunciou o ministro das Infraestruturas da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov.
A carga fiscal aumentou em 20 países da União Europeia (UE) entre 2020 e 2021, manteve-se em dois Estados-membros e cinco registaram alívios no peso dos impostos e contribuições sociais face à riqueza gerada no ano. Entre os países que observaram aumentos, Portugal foi aquele em que a subida percentual foi menor.