Essencial. Lula volta a ser Presidente do Brasil. “A roda da economia vai voltar a girar”

Essencial. Lula volta a ser Presidente do Brasil. “A roda da economia vai voltar a girar”

Bom dia e boa semana.Estes são os destaques do ECO nesta segunda-feira.

A roda da economia vai voltar a girar, com geração de empregos, valorização dos salários e renegociação das dívidas das famílias que perderam seu poder de compra“, prometeu Lula da Silva, reeleito para um inédito terceiro mandato como presidente do Brasil, com 50,80% dos votos.

No discurso de vitória, o presidente eleito que tomará posse no dia 1 de janeiro de 2023 afirma que “a roda da economia vai voltar a girar com os pobres fazendo parte do orçamento. Com apoio aos pequenos e médios produtores rurais, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas“. E falou também para os empresários. “Com todos os incentivos possíveis aos micros e pequenos empreendedores, para que eles possam colocar seu extraordinário potencial criativo a serviço do desenvolvimento do país“.

Leia mais aqui

Economistas antecipam estagnação da economia ou ligeira contração no terceiro trimestre

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A economia portuguesa deverá ter estagnado ou até mesmo registado uma ligeira contração no terceiro trimestre. Esta é a convicção da maior parte dos economistas ouvidos pelo ECO em antecipação dos dados que serão divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As estimativas variam entre uma contração de 0,5% e um crescimento de 0,3% em cadeia no terceiro trimestre. Recorde-se que no segundo trimestre Portugal cresceu 0,1% face aos primeiros três meses do ano. Este desempenho corresponde a uma variação homóloga entre 3,9% e 4,8%.

Prestação da casa dispara até 50% em novembro

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A prestação da casa vai dar um novo salto em novembro. Os contratos que foram revistos no próximo mês vão registar agravamentos entre 15% e 50%, de acordo com as simulações realizadas pelo ECO. Com os juros do crédito à habitação ainda sem darem sinais de tréguas, o Governo prepara-se para anunciar esta semana medidas para aliviar o bolso das famílias que estão a ser mais afetadas pelo aumento dos encargos com o empréstimo da casa.

7 dicas para celebrar o Dia Mundial da Poupança

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A poupança das famílias portuguesas está longe de estar de boa saúde. A subida da inflação e o aumento das taxas de juro tem criado uma enorme pressão sobre os orçamentos familiares e provocado uma queda a pique da taxa de poupança que, segundo o Boletim Económico de outubro do Banco de Portugal, deverá cair de 9,8% em 2021 para 4,9% no final deste ano.

Nova, Universidade do Porto e Católica são as escolas com mais alunos empreendedores

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A Universidade Nova de Lisboa , a Universidade do Porto e a Universidade Católica Portuguesa são as instituições nacionais de ensino superior com mais empreendedores alumni. Ao todo, as três universidades que ocupam o pódio formaram 740 estudantes que fundaram, mais tarde, empresas, revela o University Ranking Report 2022, elaborado pela Startup Portugal , a que a Pessoas teve acesso. Para promover o empreendedorismo no meio universitário, a partir de 2023, a Startup Portugal vai atribuir um prémio à universidade portuguesa com mais destaque no ecossistema empreendedor.

Economia cresceu 0,4% em cadeia no terceiro trimestre. Evolução homóloga foi de 4,9%

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A economia portuguesa cresceu 0,4% no terceiro trimestre face aos três meses anteriores. Mas cresceu 4,9% em termos homólogos, ou seja, face ao mesmo período do ano passado, revelam os dados publicados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Uma dúzia de navios com cereais partiu da Ucrânia esta segunda-feira

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pelo menos 12 navios com cereais saíram dos portos ucranianos na manhã desta segunda-feira, apesar de a Rússia ter suspendido no fim de semana a sua participação nos acordos sobre exportações agrícolas, anunciou o ministro das Infraestruturas da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov.

Portugal entre os países da UE com menor subida da carga fiscal na UE em 2021

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A carga fiscal aumentou em 20 países da União Europeia (UE) entre 2020 e 2021, manteve-se em dois Estados-membros e cinco registaram alívios no peso dos impostos e contribuições sociais face à riqueza gerada no ano. Entre os países que observaram aumentos, Portugal foi aquele em que a subida percentual foi menor.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ECO

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos