ESSENCIALISMO DA FALA
O início de cada ano é uma época adequada para avaliar os objetivos da nossa vida e estabelecer alguns para as próximas etapas. Ajustar o orçamento mensal, fazer uma viagem dos sonhos, ganhar mais dinheiro, ficar mais com a família, perder peso, comprar um celular novo, cuidar da saúde, trocar de moradia, costumam figurar nas listas nem sempre lembradas nos meses seguintes. Mas vou propor que pensemos em objetivos que nos melhorem e por tabela impactem positivamente nos que estão a nossa volta. E que nos concentremos neles a cada dia, pois somente melhoramos com vontade e disciplina.
Vivemos uma era que todos falam bastante, muitas vezes sem reconhecer limitações ou considerar os demais. E isso inclui também as redes sociais. Você pode nem ter percebido, porém a nossa fala pode causar problemas para nós mesmos e para os outros. As palavras faladas ou escritas são como sementes que lançamos na terra. Se forem sementes boas podem gerar bons frutos. Se forem sementes ruins podem gerar frutos amargos.
A fala excessiva pode vir da ansiedade e dos pensamentos excessivos devido a super estimulação a que somos submetidos. Falar muito não só aumenta a probabilidade de erros como cria um circulo vicioso entre estes erros e esta ansiedade. Além do que, prejudica o exercício de ouvir que é fundamental para compreender os outros e para a construção da empatia, uma qualidade bastante valorosa e necessária.
Então, que tal adotar o objetivo de praticar o essencialismo da fala ? O essencialismo é uma filosofia de vida que destaca a disciplinada busca pelo essencial em tudo. Isso se aplica nas tarefas, nas coisas e objetos, no foco, nas escolhas, nas pessoas, e por que não nas palavras. Não trata-se de ficar mudo, de deixar de postar ou usar o whatsapp para substituir a conversa. Trata-se de não superlotar os outros com os seus assuntos, com os seus sentimentos e as suas opiniões pois eles tem as deles que possuem a mesma importância que as suas.
Para praticar procure falar somente o essencial. Você consegue pensando, pensando muito, antes de falar. Faça perguntas mentais para si mesmo, e as responda mentalmente. Faça reflexões sobre os fatos da mesma forma. Experimente se fazer perguntas como “Isso vai ajudar alguém ou ajudar a resolver a situação ?”, “Isso é realmente essencial, indispensável e construtivo ?” E pratique todos os dias em todas as situações que com o tempo você vai ficar cada vez melhor nisso.
Outro ponto de atenção é que você ficar falando demais do passado ou do futuro talvez seja contra producente. O passado já passou e não volta mais. E o futuro nunca depende só de você. Logo, quem sabe não seja melhor concentrar-se no presente, pois ele é o único momento que realmente nos cabe e no qual podemos fazer alguma coisa essencial. Claro, devemos aprender com o passado e planejar para o futuro, mas é no presente que realizamos. É nele que respondemos a pergunta “Como podemos fazer melhor e evitar que os erros voltem a acontecer ?”. Também talvez não seja producente ficar falando do que vai fazer ou do que gostaria que fosse feito. Simplesmente faça pois o exemplo e as atitudes costumam ser boas alternativas.
Ah, e quando falar procure falar coisas boas, positivas e edificantes. E se forem felizes melhor ainda. O bom e o bem são essenciais. Muito mais hoje em dia. E fale menos da vida das pessoas e mais de ideias e soluções. Procure jamais demonstrar aborrecimento ou irritação. Fale com tranquilidade, pausadamente, transmitindo paz, pronunciando todas as palavras como se estivesse degustando-as. Também faz parte, não ficar repetindo o que já foi dito por você mesmo ou que outra pessoa acabou de falar. Ou ainda ficar dizendo de outra maneira a mesma coisa que já foi dita.
Para 2021, na minha lista de hábitos a estabelecer, estou incluindo esta forma de essencialismo e convido você a fazer o mesmo. Imagine isso no cotidiano corporativo e na vida pessoal, quantos problemas podem ser evitados, quanto entulho pode ser removido, quanto desperdício pode ser reduzido, quanto tempo pode ser ganho, quanta superação pode ser vivida. Semeie somente boas sementes.