Estou em crise... E agora?
Estou em crise... E agora? É um convite para você refletir sobre o desempenho dos seus papéis num cenário de constantes mudanças e de alta imprevisibilidade. Onde competências como abertura para o novo e capacidade de interação, nunca se fizeram tão necessárias.
Você está atento as oportunidades? Muitos estão. Empresas e empreendedores, estão buscando novas estratégias, novas parcerias, inovação, melhorias em processos, tudo em busca de melhores resultados. E essa flexibilidade acontece a medida que, a dor de ficar onde não lhe cabe, é maior do que a da mudança.
Então se para muitos, crise é sinônimo de caos! Para muitos outros, é tempo de oportunidade. Já que o movimento permite renovação, aprendizado e evolução. Nunca seremos os mesmos, após um período de crise. E que bom que não!
Se almejamos crescimento, é preciso estar atento aos ensinamentos que a crise traz. No psicodrama, ouvimos com frequência a frase: “O mais importante não é o que acontece com você, mas como você responde ao que acontece”. Ou seja, como lidamos com os obstáculos que surgem e como podemos buscar mais autoria para encontrar saídas saudáveis.
Enquanto alguns estão lamentando, outros estão se qualificando, aumentando o valor do seu passe, aumentando a qualificação de sua equipe. Uma hora a crise passa e desenvolvimento não é custo, é investimento. E você, como vê a crise? Talvez, não tenha sido afetado diretamente por ela, mas ainda que não, que sabedoria você adquire a partir dela, olhando no seu entorno?
Mas tenha em mente conhecimento não é o mesmo que sabedoria. Sabedoria é agir! Então que tal, aprender a aprender e aprender fazendo. Sem crise, talvez não tivéssemos oportunidade de se desenvolver. E uma dica: busque quanto conhecimento externo for interessante a você, mas busque também informações internas, este é o único lugar em que você encontrará as respostas para aquilo que você precisa e descubra o quanto forte você é.
“Todos nós nascemos originais e morremos cópias”.
Carl J. Jung
Volte a ser original.