Estratégia com Propósito: A Importância de uma Cultura Forte e Ética
Ética, Cultura e Propósito, módulo do Programa de Formação e Certificação de Conselheiro Consultivo (PFCC) da Board Academy Br
Facilitadora: Marcia Lourenço
Simon Sinek, no livro Comece pelo Porquê, traz o modelo do “Círculo Dourado”, contendo três esferas, uma dentro da outra, sendo a esfera central o “Porquê?”, a segunda esfera o “Como?” e a esfera externa o “O quê?”, passando a ideia de que tudo, seja nas organizações ou nos indivíduos, começa pelo Porquê, que representa o propósito, em um movimento de dentro para fora.
Como o Propósito, a Ética e a Cultura se relacionam nesse modelo de Simon Sinek?
Cultura Ética
A Cultura ética vai além das formalidades da governança corporativa como a edição e divulgação de ferramentas que fazem parte do sistema de governança, como o código de ética. Ela está no comportamento, tem a ver com as relações humanas e é representada pela cultura nas relações internas e externas.
Recomendados pelo LinkedIn
Existem dois sistemas de valores que norteiam a cultura ética:
1. Sistema formal ou tangível: Código de conduta, declaração de missão, política de contratação, avaliação de desempenho, ferramenta formal de feedback;
2. Sistema informal ou sinais implícitos, invisíveis sobre o comportamento esperado das pessoas: Regras não escritas e atitudes das lideranças.
Cultura forte impulsiona e sustenta o planejamento estratégico
Um planejamento estratégico bem-sucedido requer um propósito claro, alinhado à cultura, ambições e objetivos estratégicos da empresa para o período em questão. A cultura deve ser capaz de inspirar, gerar engajamento e motivação dos colaboradores para o cumprimento das metas, e é determinante no sucesso ou insucesso da execução do planejamento estratégico para transformar as metas em resultados concretos. Em outras palavras, para uma estratégia ser bem-sucedida precisa de uma cultura forte e ética como alicerce para sustentar o sucesso organizacional.
“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” Simon Sinek
Conclusão
Ao adotar o modelo do “Círculo Dourado” de Simon Sinek, as empresas estão buscando colocar o propósito no centro de suas operações, guiando o “como” e o “o quê” pela cultura pautada por valores éticos. Quando uma organização entende que o propósito vai além do lucro, adota uma abordagem humanizada, cria relações duradouras de confiança, lealdade e inspira a inovação e o compromisso com os objetivos estratégicos da empresa. Isso traz uma visão mais humanizada da governança corporativa, e os conselheiros consultivos podem contribuir na identificação de possíveis problemas ou gaps na cultura da organização e orientar na definição, implantação e vivência de uma cultura com propósito, pautada pela ética.
Excelente artigo, Maria! Parabéns!
Investidora Anjo, Consultora de Negócios - apaixonada por tecnologia e inovação.
4 mMuito legal! Parabéns pelo texto!