A estratégia omnicanal é melhor que a multicanal?

A estratégia omnicanal é melhor que a multicanal?

Certamente, você já ouviu falar que a omnicanalidade é o futuro do marketing, deixando a multicanalidade no passado. No entanto, será que todas as empresas estão preparadas ou realmente precisam adotar a estratégia omnicanal?

Embora o termo omnicanal não seja novo e remonte ao final do século XIX, foi em 2010 que um report do IDC Retail previu que os profissionais de marketing teriam uma dependência cada vez maior da estratégia omnicanal para obterem sucesso em suas campanhas.

Mas o que é estratégia omnicanal?

A estratégia de marketing omnicanal busca criar uma experiência consistente e integrada em todos os canais, considerando a jornada e preferências do consumidor.

Ao comunicar ofertas relevantes, personalizadas, no momento certo e no canal adequado, a marca não só fortalece a confiança e aumenta o engagement, mas também promove a fidelização. No entanto, a necessidade de recursos, a integração de dados provenientes de diferentes canais, a atribuição de conversões e a garantia de privacidade são desafios para uma integração bem sucedida.

E o que é estratégia multicanal?

Por outro lado, o marketing multicanal refere-se à prática de oferecer informações, produtos, serviços e suporte aos clientes por meio de dois ou mais canais sincronizados. Seus principais benefícios incluem o aumento do alcance e reconhecimento da marca, ao expô-la a diferentes públicos em plataformas distintas. Oferece também aos consumidores mais opções e conveniência, permitindo que interajam com a marca por meio do canal de sua preferência. Contudo, se mal aplicada, essa abordagem pode gerar conflitos entre os canais, resultar em uma experiência inconsistente para o cliente e prejudicar a imagem da marca, além de utilizar recursos de forma ineficiente e aumentar os custos.

Então, a omnicanalidade é melhor do que a multicanalidade?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em geral, sim, a omnicanalidade oferece mais benefícios, mas isso não diminui o valor da multicanalidade, especialmente para empresas com pouca maturidade e recursos. Além disso dependendo do tipo de produto e do risco envolvido, é possível obter o mesmo valor com a comunicação multicanal, especialmente se o cliente tem um canal preferido e demonstra resistência à mudança.

Há tanto por discutir sobre gestão síncrona e integrada de canais, não é mesmo? Qual a sua opinião sobre o assunto?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Körner

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos