Estratégia: visão de futuro atraente
Repetidas vezes tenho enfatizado as quatro probabilidades de mudanças: insatisfação com o status quo; visão de futuro atraente; conhecimento de case de sucesso e estimulo às inciativas sugeridas. Quando presente uma dessas premissas, ou todas elas, cabe à liderança estimular a quebra do paradigma, construído pelo poder do hábito, através do estabelecimento de uma nova rotina que possa levar a um novo tempo.
O certo é que fazer o de sempre não vai levar ninguém mais longe de onde se encontra, mas sim a um processo de entropia voraz até que o fim anunciado, e não ouvido, se consolide. O tempo não para!
As oportunidades estão sobrevoando nosso universo empresarial e precisam ser perseguidas com planejamento e estratégia, construídas a partir de base sólida e pensamento prospectivo, que indique na direção de uma visão de futuro atraente. Algo que gere um movimento proativo de mudanças.
Onde quero chegar e como quero ser reconhecido/percebido pelos clientes, fornecedores, funcionários e sociedade em um tempo futuro determinado é a grande pergunta a ser respondida.
Escrevo isso agora por estar tremendamente feliz com resultados alcançados por um cliente de consultoria. Quando fomos procurados, infelizmente sempre é assim, o proprietário de empresa da área de transporte estava desesperado e sem saída (tarja preta a caminho). Trazer a empresa ao equilíbrio foi muito difícil, pois a cultura equivocada na forma ultrapassada de gerenciar os negócios era um paradigma intransponível. Os gestores não conseguiam se desvencilhar dos hábitos estabelecidos. Visão única que os levariam ao fim melancólico de tantos outros que por aí existem. Foi necessário estabelecer uma nova rotina. Durante um ano o passado e o futuro travaram uma luta interna que impedia uma visão nova.
Porém, um click! Após intensa reflexão e estabelecimento de planejamento adequado, surge a virada dessa lógica. A visão de futuro atraente estabelecida possibilitou a geração de mudança de hábito em todo processo financeiro, comercial e operacional, iniciando o desenho de um novo horizonte.
Está em evolução um case de sucesso. Hoje o foco é a visão de futuro atraente e não mais um passado glorioso, mas impotente de propiciar a manutenção do negócio. Fazer as coisas certas para não ter que fazer certas coisas é o lema.
Que me desculpem os fundadores de negócios, mas é tempo de rever conceitos e buscar parcerias junto aos profissionais que possam ajudá-los a tirar tapumes de sua frente, conhecidos como paradigmas, que os impedem de enxergar o grande processo de mudanças e transformações que se coloca nesse novo tempo. Resmungar e achar culpados não vai te levar a esse novo tempo. Esperar o que vai acontecer irá levá-los a comer poeira e se sufocar. O tempo das oportunidades é de se fazer poeira.
A estratégia é estabelecer uma visão de futuro atraente e persegui-la com planejamento e segurança. As oportunidades estão disponíveis e você pode conquistá-las. Eu tenho visto isso acontecer.
Acredite.
Artigo publicado originalmente em JC Net.