Etarismo e trabalho.
Assistindo ao recente show de Paul Mc Cartney, (está disponível no Disney Plus para quem não teve a oportunidade), fiquei maravilhado. Não por ser fã dos Beatles, o que seria bastante aceitável. Chama a atenção a energia, a vitalidade, a simpatia, a forma da interação com o público. Durante mais de duas horas ele cantou, interagiu, tocou baixo, seu instrumento desde sempre, mas também tocou guitarra, violão, até um instrumento de cordas menor, semelhante ao nosso cavaquinho, piano e teclado elétrico. Várias vezes usou o português, demonstrando carinho e simpatia por nós brasileiros. Fantástico. Ele é de 1942, fará 82 anos em 18 de junho deste ano.
No sábado, perdemos o velho Lobo Zagallo, que morreu com 92 anos, ele foi coordenador técnico da Seleção Brasileira em 2006, quando tinha 75 anos e vice-campeão do mundo na França em 1998, então com 67 anos, viajaram o mundo pelas imagens, ele correndo, comemorando, sendo carregado nas costas pelo time, com enorme vitalidade. A paixão era sem dúvida o combustível para o sucesso dele e da seleção quando jogava, comandava, ou coordenava ao longo de uma vida.
Abílio Diniz completou agora em dezembro último, 87 anos, pratica esportes diariamente, dá aulas e comanda com maestria a Península, que é uma das principais acionistas do Carrefour no mundo.
Poderia citar inúmeros outros exemplos aqui, Fernanda Montenegro, Madonna, Luiza Heleno Trajano, todas também firmes em suas atividades, transformando, dirigindo, inspirando, depois dos 60 anos.
Infelizmente a exceção aqui também será regra, o etarismo atinge forte o mundo. No Brasil não é diferente, o estereótipo do "desatualizado", do "parou no tempo", para os mais velhos ou o "sem experiência" para os mais jovens limita grandes oportunidades de termos um mercado mais diverso, mais inclusivo e mais rico em experiência. São as pessoas com mais de 60, no entanto que mais sofrem a ação deste comportamento.
Recomendados pelo LinkedIn
Mais ainda, recentemente virou notícia nacional o preconceito com uma aluna de 40 anos num curso de medicina que chocou o país, por ter sido vítima de brincadeiras maldosas por alunas mais jovens.
Que tal repensarmos nossa forma de ver o mundo? A expectativa de vida dos brasileiros conforme IBGE (2022) é de 75,5 anos, olha que grande oportunidade de aproveitarmos toda experiência de quem já viveu, já conheceu, já aprendeu? São inúmeras as possibilidades de ganho para as empresas, para o mercado, para o país.
Ao final do show de Paul, quando ele agradece a banda que atuou com ele e deu um brilho monumental ao espetáculo, ele se refere a "meu time fantástico", emocionado como quem sabe que precisa da experiência para fazer diferença, o time tem músicos jovens sim, mas tem a velha guarda presente ali também.
Vamos iniciar a semana pensando sobre isso?
Desejo uma semana produtiva e abençoada a todos.