Etarismo - Um Grande Tabu

Etarismo - Um Grande Tabu

Comemorar entrada para a terceira idade não só com a maturidade dos 50 anos, mas também com saúde física, mental e disposição é um grande privilégio, contudo é comum ao profissional quinquagenário que mesmo gozando de saúde e disposição, comece a enfrentar o preconceito da idade.

Frases como: "Você esta velho demais para isso!", "Não esta na hora de se aposentar?", "já criou os filhos, agora quer criar o netos também?", "Lugar de velho é no museu." começam a estar presentes no dia a dia do profissional idoso.

Esse tipo de preconceito é denominado ETARISMO, ou também de ageísmo e idadismo, e é tão comum que a OMS (Organização Mundial da Saúde) elaborou um profundo estudo no qual seu relatório apontou que uma em cada duas pessoas no mundo inteiro, já realizou ações discriminatórias contra pessoas idosas, essas ações, também apontam os estudos, pioram a saúde física e mental dos idosos.

O relatório global sobre preconceito etário faz parte de uma campanha realizada pela OMS para combater estereótipos e aumentar a discussão sobre o assunto. Para isso, foi realizado um levantamento com mais de 80 mil pessoas de 57 países.

No Brasil os dados mostram que o etarismo começa até mesmo antes das pessoas chegarem à terceira idade: 16,8% dos brasileiros com mais de 50 anos já se sentiram vítima de algum tipo de discriminação por estarem envelhecendo.

Segundo a dra. Vania Herédia, presidente do departamento de gerontologia da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), "o etarismo se manifesta de várias formas. Essas atitudes e ações dificultam a aceitação e acentuam a negação da velhice. A discriminação por idade é mais forte em sistemas onde a sociedade aceita a desigualdade social."

Profissionalmente, o idoso pode perder seu valor porque o mercado de trabalho, aposta em duas correntes, mão de obra mais jovem e vigorosa propensa a menos problemas sociais ou de saúde e a segunda mão de obra mais barata, uma vez que os empregados idosos, normalmente de carreira, tendem a ter salários mais altos.

Mas, é fundamental não se apegar aos rótulos e à naturalização do preconceito.

Profissionais 50+ tentem a ser mais colaborativos nas resoluções de problemas, desenvolvem mais habilmente soluções disruptivas, tem experiência empírica, além da formação acadêmica, são resilientes com a empresa por ter atravessado vários momentos econômicos e políticos e na sua grande maioria, como se diz: "Vestem a camisa".

Pesquisas apontam que profissionais 50+, são mais disciplinados e tem menos problemas de assiduidade, evitam desperdícios, são mais inventivos, bem como socialmente consomem mais e são fieis às marcas que consomem, viajam mais e são os principais embaixadores das empresas nas quais confiam ou trabalham, predicados importantes para olharmos com mais afeto e acolhimento para esses profissionais.

E você como enxerga o envelhecimento, esta preparado ou se preparando, como você enxerga o mercado de trabalho para os cinquentões?


#pensenisso #etarismo #envelhecimento #preconceito

Oswaldo Urbani Filho

Consultoria Técnica e de Negócios: Especialista em Design de Produtos, Tecnologias de Fabricação, Gestão de Projetos, Revisão e Implementação de Estratégias AGILE de Vendas e Marketing, Simulação Numérica FEA e CFD.

2 a

Se você quiser me contratar, seja muito objetivo: Não me pergunte o que eu fiz ou deixei de fazer durante minha vida profissional; Comece perguntando qual é minha ambição e determinação atuais e como elas podem fazer diferença para o sucesso do seu negócio.

Fabio Furlan

Senior Supply Planning Manager

2 a

A grande maioria das empresas já "setam" seus programas de escaneamento de Currículos para cortar candidatos maiores do que 35 anos. Deveriam refletir mais e verificar que estes têm muito a contribuir e apresentar resultados, treinar os mais novos, etc.

Norberto Pinese

Especialista em Soluções Digitais | Projetos de Aplicação de Automação | Projetos de Integração de Sistemas | Analista de Sistemas | Engenheiro Agrônomo | Certificação LACP 2.0 | Formação Retrospectivas Ágeis

2 a

Estou com 66 e mexendo com Inteligência Artificial! Acho que no Brasil existe preconceito até na politica que não vale a pena perder tempo com mais preconceito sobre idade! Isso já ficou no século passado !!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos