Eu já tive líderes muito ruins. Você também.
Uma vez tive de aceitar como líder um cidadão que não inspirava nada e nem ninguém.
A cada vez que eu o via me perguntava em qual caverna paleolítica ele estava escondido todo aquele tempo. Eu não conseguia me conformar e comecei a ficar doente da alma.
Nunca quis tanto ser demitida. Fiz um monte de coisa fora de propósito pra ver se colava e não deu certo. Fui sendo rebaixada no dia a dia a um quase nada e me arrependo muito de não ter feito o que o meu coração pedia. Acima e ao lado daquele cidadão, existiam muitas outras pessoas que compactuavam com aquela forma de trabalho e eu fui definhando.
O termo líder é um peso. Só é líder alguém que te move sem nem vc perceber. Que te inspira real e não aquele que tem discurso bom e atitudes mesquinhas, como tb já tive a oportunidade de conviver.
Liderar um time, um grupo, um setor ou uma família tem as mesmas regras. É preciso adaptar -se à realidade do grupo e ao objetivo e deixar fluir as habilidades que naturalmente um líder tem.
Ninguém está livre de ter um que não se encaixa à proposta. Também não está livre de assumir essa posição e não corresponder às expectativas dos liderados. Ser líder é natural e fluido.
No discurso é uma coisa.
No dia a dia é que o bicho pega!