Eu mudo, o mundo muda comigo
Image by Sofia Cristina Córdova Valladares from Pixabay

Eu mudo, o mundo muda comigo

Mesmo com 10% do ano de 2024 completo (já?), as reflexões seguem. Porque o mundo muda o tempo todo, dentro e fora da gente.


Vamos começar pelo conceito de que em cada ser humano reside um universo particular.


Sabendo desta imensidão, você pode imaginar a complexidade que é facilitar processos de mudança nas organizações.


Antes de tudo, um aviso importante! Esta news é produzida por uma pessoa entusiasta de inovação, e portanto, é uma lente, representando uma entre várias possibilidades de visão.


1 - A parte pelo todo

Her Mind & the Sea Painting, por Rachel Haslett

First things first. Todo indivíduo é dotado de sentimentos e emoções. "Grande novidade", você pode pensar, mas é literalmente por isso mesmo que esquecemos o quanto cada pessoa pode influenciar ambientes.


Experimente imaginar uma pessoa muito otimista num ambiente tóxico, ou uma pessoa muito pessimista inserida num ambiente agradável de se trabalhar.


É nos extremos, quando tudo é muito destoante, que se consegue ver com mais facilidade a relação direta do impacto dos hábitos num ambiente.


Mas, e quando tudo é percebido como homogêneo? Quer dizer, quando as pessoas de um time são muito parecidas, em comportamentos, porque a maioria tem o fit cultural da empresa?


Aí, pode surgir a nossa velha conhecida frase: "Está todo mundo no mesmo barco." Só que não está.


Algumas pessoas verbalizam sentimentos, outras não. E, se tem uma coisa que nunca deve ser subestimada, é o poder do piloto automático.


Vai ter gente que com a chegada de uma situação nova vai estranhar tanto, mais tanto, que vai impor barreiras para a transformação seguir, de forma consciente ou não.


Isso porque...

“Você não é uma gota no oceano. Você é um oceano inteiro numa gota.” (Rumi)

Tenho refletido bastante sobre o estado de impermanência. Aquele em que somos convidados a pensar mais profundamente que apenas "estamos" algo (substitua por qualquer cargo corporativo ou função social que caiba incluir aqui).


Justamente porque nem todo mundo, na rotina frenética dos tempos atuais, tem tempo e recursos para refletir sobre sua própria realidade, é que este tema se faz importante.


E a grande verdade é que o processo de mudar para cada pessoa é distinto.


2 - O efeito pela causa

Eu suei muito para chegar a estes resultados. Frase que talvez já tenha ouvido aí na sua rotina.


Porém, como sabemos, desempenho passado não é garantia de resultados futuros.


A fala sobre suor e esforço passados contém muitas camadas. Já que desconhecemos do contexto daquela pessoa, e de tantos outros contextos individuais, no caso de uma corporação, por exemplo, a alternativa inicial é capturar como está a saúde deste ambiente.


O ponto mais assertivo, pensando em provável próximo passo a seguir, é lançar energia explicando o que se ganha ao abraçar uma transformação, e também o que se perde se não houver mudança efetiva.


3 - Insight que muda o jogo

É cada vez mais exigida uma postura resiliente frente aos desafios do cotidiano. Entretanto, mesmo diante de cenários incertos, tem algo que ainda se mostra funcional: é no diálogo honesto que geramos relações de confiança.


Comece sendo honesto consigo mesmo.


A partir de reconhecer, demonstre para outras pessoas que transparência é um valor para você.


Pode parecer um movimento despretencioso, mas, quando eu mudo (de postura, de comportamento, de mentalidade) e comunico a importância disso no mundo, daí o mundo muda comigo.


Porque a grande maioria das pessoas está no piloto automático, com muitas tarefas pra fazer, e com seus próprios desafios.


Logo, o despertar dos outros para nossas necessidades só acontece a partir do nosso próprio sinal.



E aí, como ressoaram minhas reflexões? Espero seus comentários!


Veja também o cronograma da série programada:

#1 - 3 conceitos universais de gestão de mudanças para lideranças de qualquer segmento (novembro/2023)

#2 - Porque gestão de mudanças vai alavancar seus resultados (dezembro/2023)

#3 - Eu mudo, o mundo muda comigo (editei para fevereiro/2024, esta daqui)

#4 - Implantando transformações em contextos complexos (editei para março/2024)

Se não me segue ainda, clica na foto :-)


Falo sobre #changemanagement #inovação #liderança #comunicação


I leverage my 20+ years of experience in strategic communications, sustainability, and social responsibility to facilitate interactions with stakeholders and drive transformational change, currently for energy and mining projects, in past for infrastructure. I am a PROSCI certified practitioner since 2016, and a Theory U enthusiastic since 2018.


I am passionate about using assertive communication and integrity culture to enable positive outcomes for clients and society. I am a proud mother of three and a lifelong learner.



Monica Ferreira 🔊

Coordenadora Gestão de Mudanças | Rede D'Or São Luiz

10 m

Tem pessoas q são resilientes e outras que são as inovadoras. Vc é uma das inovadoras que traz insights para a evolução constante da nossa disciplina

Anita Cardoso, MA

Doutoranda em Administração / Mestre em Comunicação / Storytelling / Capacitismo / Comunicação Organizacional / DE&I / RelGov / Responsabilidade Social / Women In Mining

11 m

Excelente conteúdo

Luciane Renata Hauber Valerio

Editora | Escritora | Especialista em Gestão de Mudanças

11 m

Simplesmente perfeito! No trecho: “no diálogo honesto que geramos relações de confiança.”, é o que Gestão de Mudanças deve atuar fortemente, trazendo a verdade, por meio de uma comunicação clara e assertiva. Excelentes reflexões! #gochangers

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos