Eventos de confraternização dentro do condomínio, como festas, competições esportivas e comemorações trazem união entre os condôminos. Mas como fazer?
Reunir dezenas e até centenas de moradores que vivem dentro do condomínio e dentro de regras do regulamento, mas com maneiras de viver diferentes, é um grande desafio encontrado pelos Síndicos Profissionais.
Atualmente, as pessoas vivem meio que para sí mesmas, dentro de universos como grupos de whatsapp, facebook, de casa ao trabalho e do trabalho para casa. Dar oportunidades para que os vizinhos se conheçam e vivam em harmonia dentro do condomínio é um trabalho que toma tempo do Síndico.
O Síndico profissional que tem o foco em manter um ambiente condominial tranquilo e de boa convivência, investe em ações de relacionamento para melhorar e até mesmo criar um clima social dentro do condomínio. Festas comemorativas como Natal, São João, Dia das Crianças são soluções criativas e que mostram um ótimo resultado no final.
Contudo, todas as ações de convivência dentro do condomínio devem ter o aval da assembleia, porque há sempre pequenos gastos envolvidos, como decoração, brindes, etc. Além do mais , o síndico profissional poderá formar uma comissão de eventos do condomínio, de preferência com moradoras, as quais tem mais tato para lidar com organização de festas do que os homens.
Também há que ser incluído no Regulamento Interno, com aprovação dos moradores, como organizar os eventos, autorização para o espaço a ser utilizado e horários.
Há condomínios onde já há restrições tanto na convenção quanto no regulamento interno. Neste caso, como as ações de eventos e festas não ocasionam mudança de áreas físicas do condomínio, alguma regulamentação poderá ser aprovada com maioria simples da assembleia.
Os eventos dentro do condomínio, pode ser custeado pela própria taxa condominial devidamente pré aprovada pela assembleia, ou mesmo por patrocinadores. Como exemplo, um chá da tarde para as moradoras do condomínio pode ser fornecido por uma empresa de produtos de beleza. Neste caso, o condomínio não terá custo algum, pois o salão de festas poderá ser cedido como cortesia pelo síndico, tendo em vista que é um evento para todos os moradores e não uma festa particular.
Há eventos e reuniões em condomínios com caráter beneficente. Por exemplo, participação em campanhas do agasalho, em coleta de materiais e alimentos para vítimas de enchentes, etc.
Eventos médicos, como no mês de Outubro são organizadas palestras de prevenção contra o câncer de mama, onde um médico oncologista poderá ser convidado a dar uma palestra para os moradores do condomínio no mês de outubro, no chamado outubro rosa. O mesmo poderá ser feito no novembro azul, onde o câncer de próstata é lembrado pelas mídias.
Para os condomínios que apreciam festas, Carlos Klings dá uma importante dica. ¨É importante que o síndico profissional monte uma comissão de moradoras, faça um cronograma de todos os eventos possíveis durante o ano, levante as verbas necessárias e aprove o cronograma na assembleia logo no início do ano. Assim, todos poderão participar da elaboração e aprovação do cronograma de eventos e a verba estará garantida¨ finaliza.