A excelência de saber fazer um bom feijão com arroz!
Final de mês, compras do mercado já acabando e você recebe uma visita para o almoço. Na correria do imprevisto você percebe que não tem salmão, ou carne nobre, nem se quer queijos especiais ou ingredientes para uma lasanha.
Você tem arroz e feijão.
Ah..mas o seu feijão, meu amigo, não é qualquer feijão. E o seu arroz é aquele soltinho sabe? Com um tempero especial, bem fritinho, um pouco de alho e cheiro verde no final. E o seu feijão, parece feijão mineiro! Caldo grosso, folhas de louro, cebola e alho e um pedaço de linguiça bem fritos antes, um toque seu especial, cozido por horas para pegar gosto.
Feijão e arroz, bem feitos, basta! E isto é um texto sobre #treinamento.
"Fazer o feijão com arroz" é uma expressão que usamos para dizer que fazemos o básico, como se o básico fosse insuficiente, nesta insanidade de nos mantermos atualizados pulando de uma #trend para outra, achando que é isto que vai fazer toda a diferença nos desafios de #learning&development diário de cada um de nós.
Minha experiência atuando com treinamentos - grande parte com foco em vendas - me mostrou um padrão: tanto em vendas quanto em treinamento não estamos fazendo o básico, mas estamos desesperados por inovar.
E achamos que o resultado vem de uma poderosa LMS, de um game bacana, de usar avatares, IA, ir para o Tik&Tok faze dancinha para falar com a geração mais nova.
Achamos que precisamos de muito glamour para ver os resultados. Mas o resultado é método e constância!
Fazer o feijão com arroz já é inovar! Se você fizer isso bem feito, já estará na frente da maioria. Faz sentido trazer jogos, alta tecnologia para o treinamento, se não conseguimos nem projetar o treinamento e entregá-lo corretamente?
Recomendados pelo LinkedIn
Faz sentido adicionar software especializado para medir KPIs que nunca foram gerenciados antes? (porque alguns não têm CULTURA para fazê-lo), quando uma planilha de excel bem gerenciada consegue dar conta do recado?
Ou correr para usar o que há de mais moderno em #T&D sem entender a necessidade básica, que talvez possa ser resolvida com um chat, um simples coaching?
Há tanta informação, tanta “inovação” acontecendo todos os dias, que tendemos a pensar que “aquele objetivo ou problema de conhecimento” será resolvido com algo diferente. Que canseira!!
Claro que devemos nos manter informado e buscar coisas novas. Mas antes, faça bem feito o feijão com arroz.
Teste diferentes formas e ajuste a sua receita. Colete as opiniões de quem experimentou e refaça, ajuste, dê o ponto certo, mude o tempero. Não tem sal? Bota orégano. Não tem pé de porco ou bacon? Use o que sobrou de carne de ontem. Tem pouco arroz? Complemente com legumes.
Depois, quando você for craque no feijão com arroz, então você terá espaço (e conhecimento) para testar coisas novas e saber quando e onde utilizá-las ( e se faz sentido).
Acho que vocês entenderam né? Na maioria das vezes fazer feijão com arroz traz resultados incríveis! 😉
Qual parte desta "receita" não pode faltar? Comente aqui!
Negócios/vendas/Corretor/ Imobiliária/Propagandista/Investimentos/Representante
11 mAdorei Mi! A gente ainda se culpa por não ser cada vez mais criativo, produtivo e diferente, quando o básico bem feito já é novidade.
Especialista em educação corporativa - Mentora | Instrutora | Designer Instrucional - Destrave o T&D estratégico com minha metodologia
11 mSou uma fã do feijão com arroz! Na área de T&D é muito comum não ter investimento suficiente, e é imprescindível criar soluções com sentido, com objetivo claro, com experiência eficaz!
Gerente de Treinamento e Desenvolvimento Humano
11 mVerdade!
Head de Gente e Gestão | Educação Corporativa | Treinamento e Desenvolvimento | DHO | Cultura e Clima Organizacional | R&S | DI | Endomarketing | Comunicação Interna | Felicidade Corporativa | Worklover
11 mO básico bem feito é perfeito! 😉