Excesso de informação: Como perder o controle enquanto parece que estamos certos

Excesso de informação: Como perder o controle enquanto parece que estamos certos

Nós estamos sempre ocupados. Na verdade, muitas vezes aquele que se diz ocupado demais é valorizado. 

Parece bonito. Mas será mesmo?

Quando você se diz sempre ocupado, quem está no controle? É você ou são as circunstâncias?

Veja a infinidade de lives pipocando em seu instagram, no Youtube e Facebook... 

Muita gente querendo ensinar como lidar com algo que ninguem vivo passou antes. A intenção é boa, mas… será que não estamos olhando para o lugar errado?

John Darley e Daniel Batson eram dois pesquisadores da universidade de Princeton que convidaram seminaristas (aspirantes a padres), para darem um sermão sobre o bom samaritano, uma parábola biblíca sobre ajudar estranhos em necessidade. 

A medida que os seminaristas iam chegando, eles aleatoriamente dividiam-nos em dois grupos, direcionando-os para os locais de cada sermão. 

A medida que cada seminarista andava pelo campus para darem seus discursos, eles encontravam um homem em agonia.

O homem estava acabado. Seus olhos não se abriam e ele estava chorando e tremendo freneticamente. 

  • 63% dos seminaristas do primeiro grupo pararam para ajudar o homem.
  • Mas somente 10% dos estudantes do segundo grupo fizeram o mesmo.

O que? Simaristas não aprendem a ajudar o próximo? 

Sim!

Então porque eles agiram de formas diferentes? Apenas 10% do segundo grupo ajudaram, mesmo sabendo que essa era a coisa certa a se fazer. Por que? 

Foi dito a eles apenas três palavras:

“Você está atrasado”

Essas palavras simples, e a urgência que elas trazem criaram um impacto profundo no comportamento dos seminaristas. 

E esse é um dos melhores experimentos para ilustrar como o conxtexto de nosssas vidas e o ambiente ao redor impactam tão fortemente em nossas decisões. Não apenas em nossa vida pessoal. Profissionalmente também.

Afinal, essa era a profissão dos seminaristas. É para ajudar as pessoas que eles estavam estudanto e se esforçando tanto.

O contexto em que você se insere pode acabar com seu poder de decisão, assim como pode surtir um efeito positivo sem precedentes.

Enquanto você reune um caminhão de informação, seu cérebro começa a andar em direções opostas. E ai você começa a ficar confuso, sentir mais ansiedade e desespero.

Você não precisa de mais informação… Infinitas lives vão trazer confusão, não a paz de espírito que você precisa para que as melhores decisões sejam tomadas neste momento.


Exatamente agora você precisa diminuir o ruído. Não aumentá-lo. Eu sei, há tanta gente boa disponibilizando conteúdo de valor, né!

Mas, quantas dessas informações que você absorveu foram colocadas em prática? 

A sensação de falta de controle, e muitas vezes de tédio, medo e desespero nascem do sentimento de que você não está cumprindo as promessas que você fez a si mesmo ou não está expressando o potencial que está dentro de você. Elas não estão associadas com o que acontece fora de você, mas dentro!

Você não precisa de mais informação para agir. Desligue tudo. Você precisa de paz de espírito para que possa ouvir a voz da inteligência universal que habita em você. Nesse momento difícil em que todos estamos vivendo, ela é a unica resposta digna e verdadeira.

A única resposta que deve ser ouvida! 

Amanda Bittencourt Peconick

Especialista em Marketing | Growth Marketing | Mídia e Performance | Mobile Ads

4 a

O grande desafio do ser humano: aprender a filtrar! Somado ao "fear of missing out" vira essa sensação de desespero e vontade de abraça o mundo. Acredito que um bom primeiro passo, e que funciona pra mim, é avaliar quando pretendo colocar aquele conhecimento em prática, ou o quanto preciso daquilo pra um desafio que tenho no momento. Tem funcionado bem!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos