Execução! O espinho do planejamento estratégico. Como obter?
O ambiente empresarial e pessoal está cada vez mais competitivo e se tornou um processo vivo e crescente, não conseguimos definir e nem esquadrinhar as mudanças radicais que podem e devem ocorrer, as mutações nos ambientes internos e externos podem acontecer da noite para o dia ou em questão de horas. Mesmo com excelentes análises e gestores experientes, a condução de um planejamento estratégico é um desafio a ser domado e respeitado, internamente existe um domínio maior, no entanto, externamente é um desafio.
Ainda existe uma visão deturpada da execução e o desafio é torna-la como parte estratégica do negócio e da vida, pois para muitos a execução é algo a ser delegado e operacionalizado, ou seja, está no nível tático e operacional, acredito que você já deve ter ouvido:
"O papel aceita tudo e nele tudo funciona"
Não irei abordar os detalhes do planejamento estratégico, pois não é o foco desse artigo, mas não posso deixar de registrar que uma visão de inteligência para criação do planejamento estratégico deve considerar que o plano pode ser executado e que a execução é orientada pela estratégia.
Vamos lá... Mas antes, quero fazer uma provocação, quero que pense e responda:
- Por que a execução deve ser considerada como estratégica e por que as empresas e as pessoas falham na execução?
"São muitos planos e várias segundas-feiras desenhadas e não executadas, propósitos perdidos, oportunidades vendidas, orçamentos estourados e cronogramas estendidos" = CUSTO, DESAPONTAMENTO e ZERO CREDIBILIDADE.
A execução proporciona vantagens e oferece visão de gerenciamento de riscos nos ambientes externos e internos, gera para a estratégia oportunidades de constantes análises e revisões, dessa forma, as empresas e as pessoas podem atingir suas metas e objetivos.
Quem nunca ouviu: O de hoje está pago!
Para o mercado: avaliação de concorrentes ou mudanças que podem ocorrer.
Para vida pessoal: avaliação de mudanças e acontecimentos que podem surgir.
O fato é, que para ambos a adaptabilidade e o processo de resposta rápida é a chave para o sucesso e a garantia de planos entregues: Podemos pensar em um plano de leitura, inglês, emagrecimento, educação financeira e também em melhoria de processo, entrega no cliente e aumento de vendas no mercado.
Do simples ao avançado a execução é a chave para a conquista.
A capacidade de executar irá ajudar as pessoas e líderes de empresas a escolher estratégias solidas e consistentes, existem diversas empresas com equipes inteligentes e diversas pessoas com boas intensões, pessoas talentosas e competentes, mas quando chega o final do mês ou ano... Metas não concluídas e objetivos não alcançados!
Surge uma nova agenda de segundas-feiras ou o mês que vem eu começo firme! A famosa procrastinação.
Como obter a execução
A execução pode ter diversos caminhos, mas irei abordar alguns pontos que considero cruciais, pontos embasados em leituras e experiência de mercado.
Existem ações chaves e pontos que fazem parte da espinha dorsal da execução estratégica: pessoas, estratégias, operações, controles, análises e adaptabilidade são fatores de sucesso, todavia, existe a necessidade de ação comportamental e cultural que deve ser fortemente trabalhada, são comportamentos e ações que quebram a zona de conforto, formam hábitos vencedores (O livro: O poder do hábito é recomendado para esse ponto) e estimulam a satisfação da conquista. Abaixo caminhos/pontos:
Conhecimento, autoconhecimento e conhecimento do ambiente: é um fator crucial para manter o foco da execução e evitar as ciladas dos apagões da execução, quando conhecemos o nosso eu podemos neutralizar ou trabalhar os fatores negativos que podem minar a execução, o conhecimento das pessoas, concorrentes e ambientes oferecem os dados para tomada de decisão.
Minset: reconfigurar ou mudar a sua mentalidade e do seu time para criar uma cultura de execução é fundamental, se a execução fizer parte do DNA e houver conclusões sobre o planos, a satisfação de construção nos levará aos céus, mas a decepção de não conclusão e entrega pela metade cria um minset reverso. Cuidado para não criar um minset reverso no seu eu, time e organização.
Semente da superação: Estou escrevendo um livro e nele abordo um pouco sobre a semente da superação, deixo aqui uma degustação. A capacidade de seguir em frente e de superar obstáculos geram anticorpos e ajudam na ampliação de nossas habilidades para oferecer competência e entrega, acredite na capacidade de superar e: Faça mesmo quando ninguém estiver olhando, alguém sempre está!
Disciplina e rédeas: Oferecer padrões de trabalho, organização, regras, treinamento e prática continua e ter uma conduta que assegure o bem-estar dos indivíduos ou o seu bem estar é a responsabilidade daquele que tem compromisso com a execução e com a qualidade.
Segurar essas rédeas, follow-up e oferecer boa condução suscita a cultura da execução, esse é o nosso papel como ser humano, líderes das organizações e líderes de nossas vidas.
Segurança psicológica: É um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de equipes de alta performance e de se obter resultados positivos, cria-se um portal de comunhão e aproveitamento de ideias, diálogos, fortalece a harmonia do time ou de uma casa, essa segurança elimina um ambiente tóxico e evita a depreciação pessoal e da equipe.
O desafio do líder ou até mesmo de uma mãe e pai de família é criar um ambiente seguro psicologicamente, pois é terra fértil para prosperidade, felicidade e satisfação.
O mercado e a vida estão cheios de astúcias, raposas que merecem o seu reconhecimento por sua insistência e estratégias, mas “a raposa sabe muitas coisas, mas o ouriço sabe uma coisa muito importante”(Sir Isaiah Berlin)
É uma oportunidade ter o foco e a visão estratégica, a visão dos dois pontos, mas com integridade e sabedoria
Espero que o conteúdo lhe ajude, caso tenha sugestões, estou sempre aberto, pois quando a terra é boa, ela está preparada para receber a semente da evolução.