Existe vida após falar em público?
Não é necessário aprofundar muito no mérito de que a arte de falar em público nos dias atuais é muito importante. Basta informar que o ato de falar para mais de uma pessoa ou de falar com alguém desconhecido está ligado diretamente à nossa vida profissional e particular. Quantas vezes no trabalho nos é solicitado expor um pensamento de forma aberta diante de várias pessoas, sobre um determinado assunto, decisão ou mudança estratégica? Fica mais assustador quando é necessário fornecer provas que comprovem sua opinião e seus resultados. Sem contar nos relacionamentos no contexto particular. Quando aflora a necessidade de falar com uma pessoa em específico que você tem um sentimento forte, e que se algo der errado parecerá o fim do mundo.
Posso afirmar que existe vida após falar em público! Tudo é uma questão de percepção da realidade e técnicas específicas para controle emocional, estrutura organizacional de pensamentos e ressignificação. É claro que somente esses fatores não são suficientes para permitir descontração na hora de se dirigir verbalmente ao público, tem que existir muito treino. Exercitar a voz para controle de vocabulário, entonação e projeção verbal. Repassar várias vezes o conteúdo da apresentação na mente ou até mesmo de modo interpretativo. Tem que sentir segurança quanto ao conhecimento do assunto abordado.
Com essas técnicas e treino, com certeza o nível de nervosismo será reduzido satisfatoriamente. Mas lembre-se que o acompanhamento de um tutor é muito importante para garantir a utilização de técnicas corretas, de correções de execuções quando necessário, sem contar a facilidade em tirar dúvidas e garantia de ter exemplos reais pessoalmente.
Existem técnicas e aulas que podem ser adquiridas de forma virtual, que apresentam dinamismo e agilidade no aprendizado, mas que em contrapartida fornecem apenas os princípios básicos da oratória, sem a possibilidade de acompanhamento real dos exercícios apresentados e de obter um feedback preciso quanto ao aproveitamento pelo aluno. Nos módulos presenciais se tem mais vantagens, pois também é possível obter uma certa agilidade em alguns casos de treinamentos, assim como um bom acompanhamento do aluno e exemplos reais das funcionalidades das técnicas.
Depois de falar em público as coisas voltam ao normal, fique tranquilo. E guarde uma verdade com você, errar é humano, portanto todos estamos sujeitos a isso, o diferencial está na humildade de aceitar a falha e saber contornar a situação.
Que tal conhecer um pouco mais sobre treinamentos existentes para oratória? Clique aqui e acesse.
Carlos Eduardo Zago - Instrutor, Palestrante, Gestor e Consultor de desenvolvimento pessoal e mudança comportamental através da PNL.
Site: www.tpsucesso.com.br