EXPERIÊNCIA, MOMENTOS E APRENDIZAGEM - 03
RESPEITO: é um dos valores humanos que fundamentam a vida em sociedade. Seja em relações interpessoais ou em vista de normas, regras ou de um poder ...
O respeito como valor se torna cada vez mais presente e necessário, principalmente para o profissional que deseja chegar a posições de liderança.
Em outros tempos existia algumas lideranças toxicas que obtiveram esta posição sem possuir nenhuma atitude de respeito por todo o ambiente em que atuava. Estes profissionais costumo dizer que são verdadeiros “Dinossauros”, oprimindo e desrespeitando suas equipes.
Não consigo entender como sobreviveram e se mantiveram nas organizações até hoje, alguns ainda estão por aí. Muitos com o ego inflado e se achando os ditadores, prejudicando e contaminando os profissionais em sua volta. O pior é que algumas empresas que vivem esta situação não possuem nenhuma atitude ou até mesmo vontade em se libertar desta forma arcaica e medíocre de liderança.
O sentimento dos profissionais que estão neste ambiente e passam por esta vivência são de impotência, medo e em alguns casos sente que estão traindo seus valores. Não concordam com estas atitudes, porém estão presos neste ambiente, não possuindo nenhuma ferramenta que possibilitem se libertar deste tormento que os cerca. Alguns chegam a adquiri doenças, não desejando estarem mais nestas condições. É triste, mas é a realidade. Estes lideres tóxicos acabam com os profissionais, as equipes, contamina a organização, podendo gerar grandes perdas para as pessoas e os negócios.
Devemos acreditar no respeito por pessoas, profissionais, culturas, histórias, atividades e vivências, é o básico para se iniciar a formação de uma equipe multifuncional. O conceito é: “Não trate ou faça para os outros o que não deseja para você”.
Recomendados pelo LinkedIn
Cada um tem as vivências, valores conceitos, crenças, culturas e histórias. Respeitar as pessoas como elas são, é isto que faz com que um grupo de profissionais se tornem uma equipe/time, unidos fazendo que se completem com a diversidade na busca da excelência.
A liderança, os gestores, os diretores, são responsáveis por criar este ambiente de harmonia e respeito. Deixar transparente e claro que a falta de respeito não será tolerada, ajuda bastante. Não se deve deixar este assunto somente para o Recursos Humanos, esta tarefa é de todos, solucionar e implementar este valor é de responsabilidade de todos.
Os profissionais não desejam mais atuar em negócios onde são ofendidos, maltratados, enganados e injustiçados. Estes ambientes são tóxicos para todos, principalmente para o negócio, que perde valor e imagem no mercado.
Se puder dar um conselho para você que é diretor, gestor, líder ou profissional, diria, para atuar forte na concretização da política de respeito, pois desta forma cada vez mais estará agregando valor para você e o local onde atua. Tornando assim o ambiente cada vez mais adequado ao convívio de todos.
Respeito é tudo.