Experiências: a 7a. Era do Marketing
O post de hoje tem o mesmo título do último livro de Robert Rose que é o responsável pela área de Estratégia do Content Marketing Institute nos EUA. Ele e Carla Johnson (co-autora) acabam de lançá-lo e descrevem o que seria essa nova era do marketing e o que podemos fazer para nos diferenciar de nossos competidores no meio de tanto alarde que ocorre diariamente nas redes sociais e na internet. Acompanhe abaixo os principais destaques da entrevista dada por ele a Michael Stelzner da Social Media Examiner.
Uma nova era do marketing
Segundo os autores, a 6a. Era do Marketing - Relacionamento está sendo bastante influenciada pelas redes sociais que tornaram bem mais complexo o desenvolvimento do relacionamento entre marca e consumidor. O fenômeno digital mudou radicalmente a forma como nos relacionamos com os consumidores, uma vez que agora temos de estabelecer uma relação duradoura desde o primeiro contato.
Esse aumento da responsabilidade do marketing para todo o ciclo de vida do consumidor, bem como a complexidade trazida por tantos e diferentes canais estão criando uma evolução real do marketing. Precisamos desenvolver experiências mais atraentes para sermos capazes de encantar os clientes em vários estágios de sua jornada. Surge assim a 7a. era do marketing - Experiências.
E por que experiências?
Uma experiência é uma combinação da física, do digital, do conteúdo e de tudo mais que cria valor para o consumidor. "Somos treinados a vida toda para descrever valor", diz Robert. "Agora a questão é criar valor."
E ele cita alguns bons exemplos de experiências criadas por marcas consolidadas. A Kraft Foods criou uma revista impressa chamada Food and Family e um site de receitas online. Entrega valor aos seus consumidores sem falar necessariamente de seus produtos.
Da mesma forma, a American Express criou um forum na internet onde dá dicas a pequenos e médios empresários de como se tornarem melhores empreendedores em seus negócios. Sem falar de cartões de crédito.
Segundo Seth Godin, a experiência é o único diferencial que temos. Espera-se que nos próximos 5 anos mais de 3 bilhões de pessoas estejam online. Num ambiente assim, é muito fácil ter seu produto copiado ou comoditizado. É a experiência que fará com que o consumidor o veja de forma única.
Como criar experiências para seu público?
No livro, Robert conta um pouco da sua metodologia para criar experiências para seus consumidores. Ele explica que realiza sessões de brainstorming com seus colaboradores e mostra o que seria um funil de vendas ideal. A seguir ele pergunta: onde está o nosso maior problema? É o conhecimento do produto ou a qualidade dos leads gerados? É a não fidelização dos clientes?
Uma vez identificado qual é esse maior problema, é preciso definir o que falta para que a sua oferta vá de encontro à necessidade do consumidor, ou seja, o que falta você desenvolver para que o consumidor possa notar seu produto e achar que ele vale a pena. Depois de descobrir o que é, a última etapa é decidir como desenvolvê-lo como como uma experiência para esse cliente.
Os profissionais de marketing são treinados para pensar na mídia em primeiro lugar (uma campanha publicitária, uma campanha de TV, uma campanha de rádio, um site, um blog). Em vez disso, agora é preciso decidir antes qual experiência criar e, em seguida, determinar como ela será materializada: um blog, uma revista impressa, um webinar ou todos os itens acima.
Story map
Tão importante quanto a criação dessa experiência é como ela se manterá viva no médio e longo prazos. Para ajudar nessa tarefa, Robert sugere a criação de um story map.
Tome a experiência que você deseja criar e a mapeie em relação aos objetivos de negócios da sua empresa. Em seguida, determine o que se parece com sucesso e qual a contribuição para o negócio em vários intervalos (1, 6, 9 e 18 meses). Mapeie contra tudo o que você terá que fazer. Atribua recursos, promova e tenha pessoas responsáveis pela sua gestão ao longo do tempo.
E você concorda que estamos começando a viver uma nova era do marketing? Deixe aqui sua opinião.
E se você estiver precisando de ajuda na definição de sua estratégia social, chame a Contenuti. Clique aqui e deixe suas informações na página Fale Conosco do nosso novo site. Entraremos em contato para marcar uma reunião.
Fonte: Social Media Examiner - Michael Stelzner