Experiências glocalizadas
A tecnologia transformou e continua transformando nossas vidas. Ao mesmo tempo que temos todos os nossos amigos e conhecidos no Facebook não nos relacionamos com os mesmos, ou todos na "vida real". Isso ocorre por uma boa parcela do que chamamos de fenômeno glocal, ou seja, a mistura de culturas globais modernas com as locais tradicionais. Esquecemos e abandonamos nosso entorno e isso nos leva para um espaço técnico e tecnológico de relações, manifestações e linguagens.
Um bom exemplo para entender esse fenômeno é prestar muita atenção em uma pequena reunião de amigos. Ao mesmo tempo que estão todos juntos em um local físico, uma sala por exemplo, todos estão também com seus smartphones na mão, se relacionando, criando e replicando assuntos. É isso que a tecnologia faz, nos transporta para um espaço onde todos agem localmente, mas pensam e compartilham seus pensamentos globalmente.
“pensar global e agir local”.
O Glocal, a fusão do Global com o Local gera uma superação do espaço/tempo, criando uma territorialização e uma desterritorialização, que são fatores presentes e motores da nova vida social do homem. Seguindo com os exemplos, a territorialização que citei, pode ser bem compreendida se analisarmos o perfil do Twitter da Lei Seca em São Paulo. O perfil é atualizado pelos usuários, informando outros usuários sobre bolsões e blitz de fiscalização da "Lei Seca" na cidade de São Paulo. De qualquer dispositivo conectado a uma rede é possível alterar a noção de territorialização.
O fenômeno Glocal é algo supostamente irreversível, tomando como base o avanço das novas tecnologias e a inserção delas no ambiente de comunicação humana. Ele está mudando a forma de interação, comunicação e também do pensar humano.
Você já viveu experiencias como essa! Será que podemos "fugir" dessa forma Glocal ou o ser humano tornará isso parte da sua vida para sempre?
Product Manager | Coordenadora de Canais Digitais | Growth | E-commerce
8 aConcordo! A tecnologia está transformando locais e pessoas.