Expresse a Personalidade do seu Negócio com Figurinhas no WhatsApp
(Escrito por Guilherme Cardoso em 12/09/2024: https://matrixgo.ai/figurinhas-whatsapp/)
Segundo dados da própria Meta, os Brasileiros enviam muito mais figurinhas quando comparado com a média mundial! Sim! A criatividade e espontaneidade do público Brasileiro fomenta a comunicação não apenas por áudio e texto, mas também por esses recursos gráficos tão queridos.
O WhatsApp já percebeu a tendência e vem investindo cada vez mais na personalização e customização de figurinhas. Segundo eles, tal possibilidade facilita ainda mais o processo comunicativo levando em conta nuances culturais e regionais típicas – se expressam emoções e sentimentos através de figurinhas muitas vezes melhor do que quando via texto.
Figurinhas para Negócios?
Mas será que é possível se expressar através de figurinhas em conversas com seus clientes?
A resposta é SIM!
Claro, determinados assuntos, situações e contextos pedem seriedade, precisão e formalidade. Não há nada que justifique, por exemplo, o envio de figurinhas divertidas quando o cliente está insatisfeito, faz uma reclamação e/ou tem um problema.
Certos segmentos de negócios também, em tese, requerem uma comunicação mais formal e protocolar. Bancos, serviços financeiros e/ou que envolvam dados sigilosos podem não se beneficiar do compartilhamento de figurinhas.
No entanto, diversos negócios e situações são passíveis de comunicação dessa forma. As figurinhas podem ser utilizadas estrategicamente pelas empresas como forma de humanizar a conversa, surpreender o usuário, gerar empatia, engajamento e conexão.
Pense em geral no uso em confirmações de envio, agradecimentos e introduções. Aproveite tendências e estórias do momento para interagir. Evite, é claro, assuntos polêmicos e/ou que possam gerar dupla interpretação – na dúvida, utiliza figurinhas, mas seja conservador em sua abordagem.
Personalização
E como dissemos, o WhatsApp não perde a chance de tornar as figurinhas e o processo comunicativo com elas cada vez mais pessoal. Por isso, vem implementando uma série de ações – acompanhe.
Recomendados pelo LinkedIn
Novas Figurinhas GIPHY Pesquisáveis
O WhatsApp fez uma parceria com o GIPHY e sua extensa coleção de figurinhas. A integração permite que o usuário encontre e compartilhe figurinhas relevantes e interessantes sem sair do app. Para acessar basta clicar no ícone de figurinha e pesquisar usando texto e até emoji.
Criador de Figurinhas Personalizadas
Usuários de IOS já tinham acesso a esse recurso. A novidade é que ele chegou também para o sistema Android. É possível criar, editar e compartilhar suas próprias figurinhas, através de fotos e arquivos gráficos. Depois de criadas, as figurinhas são salvas automaticamente na bandeja de figurinhas do WhatsApp, o que facilita seu uso.
Figurinhas de IA
Não conseguiu encontrar a figurinha ideal para determinado momento, contexto ou situação? É possível criar figurinhas personalizadas com o Meta AI. Por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários dos EUA, mas em breve a funcionalidade deve chegar por aqui.
E se o futuro das interações é cada vez mais conversacional, mais do que palavras, é preciso também se aprofundar nas especificidades desse tipo de comunicação tão querido por usuários do Brasil e do mundo. Não se engane, as figurinhas têm seu valor, e mais do que meros recursos engraçados para enviar no grupo da família, elas guardam enorme potencial de engajamento quando utilizadas com intenção e estratégia por empresas.
WhatsApp Business API
Que tal explorar o potencial das figurinhas em disparos em massa promovendo seu negócio? O API do WhatsApp é a maneira mais segura de enviar mensagens ativas para um grande número de usuários sem correr o risco de ter seu número banido.
Além disso é possível automatizar conversas no app e ter acesso a uma infinidade de recursos exclusivos para profissionalizar sua comunicação digital.
Fale com a Matrix Go! Somos parceiros oficiais da Meta e podemos te ajudar: 0800 604 5555
LEIA TAMBÉM: “Como escrever um HSM de qualidade para o WhatsApp”