Férias = Ruptura

Férias = Ruptura

Actualmente, nem os workaholics ignoram a importância das férias como mecanismo retemperador. O período de interrupção do trabalho por razão de férias propícia redução dos níveis de cansaço, stress e de sentimentos de esgotamento, favorecendo o aumento da motivação, criatividade, empenho e produtividade do trabalhador, para além de ser um facilitador da qualidade de vida social do individuo e das suas famílias.

Acontece que as novas tecnologias e a facilidade de comunicação associada à utilização dos computadores e dos telemóveis criam condições para que não se verifique uma verdadeira ruptura com o ambiente de trabalho. Sendo um período de descontinuidade face às rotinas de trabalho, é essencial que não seja comprometido pela utilização indevida destas tecnologias por parte do empregador, dos colegas, clientes ou mesmo do trabalhador. Para que as férias cumpram o seu propósito, a gestão do tempo de ócio deve ser norteada pelo princípio de "viver bem para trabalhar melhor"!

Por vezes não é possível desligar totalmente. Nestes casos, defina um horário especifico para ligar, resolver e voltar a desligar, sem perturbar a familia e causando o minimo ruido possível no seu dia. No meu caso, ligo o PC das 23h30 às 00h00/ 00h30 e chega ! Prioritizar, encaminhar, pagar, voltar a fechar o PC.

Durante o dia, não ler e-mails e atender apenas as chamadas "obrigatórias".

Por fim, apenas como experiência pessoal, e sobretudo para quem serve clientes como eu, desaconselho vivamente as mensagens "out-of-office". Para o cliente estou sempre presente e disponível! Cada um de nós deve preparar o seu processo de delegação por forma a que o cliente não sinta a nossa ausência e aperceba que estamos sempre lá.

Boas Férias !

MSS


TOME NOTA:

1. Por férias entende-se a interrupção da actividade de trabalho, por dias, sem perda de retribuição;

2. As férias visam proporcionar ao trabalhador a recuperação física e psíquica, condições de disponibilidade pessoal, integração na vida familiar e participação social e cultural;

3. A marcação das férias deve ser feita por acordo entre o trabalhador e empregador;

4. A utilização abusiva das novas tecnologias pode comprometer a descontinuidade com as rotinas profissionais e, deste modo, a qualidade do tempo de férias;

5. As férias, são um facilitador da qualidade de vida social do indivíduo e suas famílias e potenciam o aumento do empenho e produtividade.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Miguel Santos Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos