Faça a diferença. Faça como Sulamita.
Você já ouviu falar em Sulamita?
Se não, leia este breve artigo.
Sulamita foi uma mulher que, dentre mais de mil mulheres, conquistou o coração do rei Salomão.
É. É bíblico sim.
Não. Não vou falar de religião aqui.
Vou fazer uma analogia sobre atendimento ao cliente.
Acredito que a maioria saiba que o rei Salomão foi o rei mais sábio e mais rico da história (não foi eu quem disse). E como rei, ele tinha MAIS DE MIL mulheres à sua disposição. Isso mesmo.
Levaria quase três anos para ele “conhecer” todas caso se encontrasse com uma por dia, sem descanso.
Mas, e a Sulamita?
Bom, Salomão, após conhecer Sulamita, se apaixonou completamente. E, praticamente, só queria saber dela. E mesmo com uma quantidade imensa de mulheres à sua disposição, ele só tinha olhos para Sulamita.
O que quero dizer com essa história?
Primeiramente, vamos ignorar o cenário da história e o fato de serem seres humanos, um casal. E passamos a ver o ambiente como um cenário empresarial/comercial e os personagens como instituição e cliente.
Vamos imaginar Sulamita como empresa, vivia em um cenário com vários concorrentes que vendiam o mesmo produto para o mesmo cliente.
Então temos uma empresa que conseguiu fidelizar um cliente, que se “apaixonou” por ela de tal forma, que a fez se destacar dentre seus concorrentes.
Sulamita fez mais do que simplesmente oferecer um produto. Ela foi além. Além da necessidade básica do cliente ver o produto x preço.
Ela agregou um valor ao seu produto. Ela vendeu um sentimento, um momento...
Ofereceu mais do que o cliente esperava.
E é isso que você tem que fazer. Ir além do que a concorrência vai. Ver o que a maioria não está vendo. Vender mais do que qualidade.
Seja um ambiente mais agradável na hora do atendimento, entrega mais rápida e com segurança, garantia de prazo, ligar para o cliente depois de alguns dias para saber se está satisfeito com o produto e atendimento, ter um pós-vendas efetivo, etc.
Faça, de fato, a diferença na vida de seu cliente.
Pense nisso.
obs: crédito da imagem way.openbrasil.org
Treinamento | Relacionamento ao Cliente | Excel | MOS |
6 aRoni Ribeiro
Dev. PHP, Javascript, SQL Server, MySQL/MariaDB (Backend)
6 aInteressante mesmo, Francinaldo. Com a pressão e concorrência de outros vendedores ficamos pensando em apenas "vender, vender, vender". Queremos passar o produto adiante, sem pensar no pessoal, no olho-no-olho, na fidelização. Na ânsia de querer vender nosso produto, esquecemos de ter um contato mais próximo como cliente, vendendo também um bom atendimento, não só um produto. Um exemplo pequeno: se vou a um bar comprar um simples halls e o vendedor me atende com um sorriso, diz "obrigado", me trata como uma pessoa, é muito provável que irei me lembrar dele em algum momento futuro, do que outro que apenas me vende, recebe seus R$ 1,50 e vira as costas para fazer outra coisa. Não venda só o produto, venda a sua imagem, seu sorriso e seu bom atendimento. Isso não irá te custar nada a mais, mas poderá fazer a diferença para quem compra.