Foco no cliente. Já!
Com certeza, a prioridade de qualquer empresa, o Cliente. Sem ele, não existe empresa, não existe negócio, e isso não se discute. Por isso é muito importante mantê-lo sempre por perto e satisfeito, feliz e com vontade de retornar.
A seguir, seguem quatro dicas que poderão lhe ajudar a manter o foco no seu cliente:
1 – Escute o cliente
Muitos escorregam nesta questão, o que pode custar muito caro, fazendo com que uma venda seja perdida ou o atendimento seja desastroso, simplesmente porque o cliente não foi ouvido.
Nos casos de pós-vendas, isto é ainda mais importante. O cliente, normalmente, chega ao pós-vendas com um problema e irritado.
É muito importante saber, de fato, o que o cliente está querendo dizer. Entendê-lo antes de agir, será praticamente metade do caminho no atendimento.
2 – Resolva!
Com exclamação sim. O cliente quer solução, quer respostas, um retorno, mas nem sempre o que ele quer, é o que realmente precisa.
Então, dê ao cliente o que ele necessita, mas não prometa o que não pode cumprir. Não o deixe esperando e sempre cumpra o prazo. Se houver eventualidades, informe o cliente, explique, mas não o deixe sem retorno. Jamais.
3 – Crie um relacionamento
Conheça seu produto, sua empresa, sua metodologia e, o mais importante, conheça seu cliente. Saiba seu nome, sobre sua família, seu hobby, se gosta de cinema, churrasco ou filmes, o nome do cachorro, enfim, torne-se mais do que o vendedor dele, torne-se um colega, um companheiro.
Claro, isso não acontece da noite para o dia. Criar laços nem sempre é simples e rápido. Mas é possível, com alguns encontros, criar um vínculo que ultrapassa o limite comercial.
Enfim, entenda seu cliente, suas expectativas e suas necessidades.
4 – Cordialidade
Seja sempre cordial. Sorrir faz bem! Atenda com cautela e com total atenção ao cliente. Isto fará uma grande diferença em seu atendimento, principalmente em um pós-vendas.
A boa educação é sempre bem-vinda e ninguém recusa receber um “bom dia” acompanhado de um grande sorriso.
“O cliente não deixa de ser cliente. Se “ele” não for seu, será de outro”.
Mantenha o foco, esteja atento, mantenha-se informado e dê o seu melhor.
Leia, pense e compartilhe!
Francinaldo Henrique
Coordenador de Treinamentos