FAKE NEWS
108-A IMPRENSA MENTIROSA
Ives Gandra Martins disse em seu livro: Uma Visão do Mundo Contemporâneo: [A "Manchete" jornalística vale mais do que a "verdade" e a massa acredita mais na "manchete" do que na "verdade", até porque não sabe buscar a verdade.] Mas isso mudou bastante, hoje o povo está aprendendo buscar a verdade e deixar a mentira com suas revistas e jornais encalhadas nas bancas, nos mercados sem compradores, sem leitores habituais como era algum tempo atrás.
O mundo foi construído com notícias desde o Éden são as notícias que embalam a nossa vida. Quando lemos uma manchete imaginamos o miolo, o conteúdo, as considerações, então, em seguida nós passamos à leitura. Morei em Goiânia e ouvia os meninos jornaleiros gritarem pelas ruas: “Folha de Goiás de hoje!”, eles não diziam assim, quando gritavam soava de forma diferente, literamente soava assim: “Foooia de goiá de oiê”, mas todo sabia do que se tratava, a venda era enorme; umas das notícias mais divulgadas a toda força foi gritada assim: “Bárbaro crime da Rua 74”, e o povo corria para fazer a leitura depois de ouvida a manchete soprada pelo vento. A profissão de jornaleiro estava em alta, eram garotos que ganhavam a vida trabalhando, hoje é proibido trabalhar.
As falsas notícias sempre estiveram na moda e prejudicaram muita gente, continua assim prejudicando, foi assim no passado e até incentivou a prisão de inocentes, o caso dos irmãos Naves é um desses casos horripilantes que leva à prisão pessoas inocentes, foram presos, mas eles foram inocentados depois de muitos anos, a suposta vítima apareceu pela cidade deixando todos atônitos apavorados,,alguns acreditaram que se tratava de um fantasma do suposto morto. Esses dois irmãos foram indenizados, mas viveram pouco tempo devido às torturas que sofreram. No filme oriundo dessa história aparece a polícia puxando um dos irmãos pela língua presa numa tenaz. Tenaz é uma ferramenta que se assemelha a um alicate.
Você já viu manchete anunciando terreno na Lua, ou apontando o caminho do sucesso, ou dizendo que você foi sorteado?, Até os bancos anunciam na internet: ”Você foi selecionado, dê o clique e aproveite a oportunidade”. Quantas cartas você recebe por ano com ofertas mirabolantes de lojas, bancos, escolas, etc.? Você sabe que não é verdade.
Recentemente assisti ao filme: Sweet Smell of Succes, o doce mel do sucesso, lançado no Brasil sob o título: “A Embriaguez do Sucesso”; o filme foi estrelado por Burt Lancaster, Tony Curtis e Susan Harrison, O personagem J.J. perde a ética e inventa umas notícias sobre um pretendente da sua irmã e leva-o à prisão, era mentira, um assessor de J. J plantou o crime colocando maconha no bolso do paletó do músico namorado da irmã do famoso colunista J.J.Hunsecker. Uma falsa notícia que força o término do namoro e faz o músico fugir para Israel depois de passar 18 meses na prisão. A imprensa é conhecida como o quarto poder.
Outro filme sobre jornalismo é estrelado por Gene Evans, o título: A Dama de Negro, mas o original é “Park Row” se refere a uma avenida famosa, o filme é do ano 1952 naquele tempo vender jornal era até fácil, existiam milhares de empresas jornalísticas, e ao que parece o jornal The Star deu muita ênfase à culpa de um suposto criminoso e ele foi enforcado, Surge então, outro jornal, The Globe fundado por um ex-empregado desse último que julgou o comportamento da patroa conhecida pela alcunha Dama de Negro fora ética, um crime, um erro grave. E foi mesmo.
Bem, deixando a imprensa internacional vamos para a nossa mídia. Na campanha presidencial muitos a chamaram de “imprensa nazista”, “mídia fascista”, mas o que houve realmente foi de fato algo parecido com isso, como a imprensa vive até agora de verbas do Estado ela foi cooptada a defender o “status quo”, isto é o estado das coisas como são e que deveriam continuar da mesma forma, ou seja, o comunismo continuaria e a imprensa do mesmo modo permaneceria faturando alto nas propagandas do governo, é assim que o poder das falsas notícias toma contam, agora são chamadas charmosamente de Fake News.
Ct. Ifb.