Falando de "eus" inflados
Vou continuar falando dos diversos comportamentos que encontramos nas empresas, hoje, focarei naqueles que se consideram as melhores “hashtags” do momento.
Quem de nós nunca ouviu alguém na empresa falar: “Ah, ele(a) é puro ego”ou “Ele (a) tem o Ego inflado”?
Tenho certeza que esta ou alguma frase bem parecida já passou por sua mente agora e ao ler você está até relembrando as situações em que ficou claro e evidente este comportamento em algum líder ou colega de trabalho.
Pois é, infelizmente é muito comum nas empresas aqueles que possuem o tal “ego inflado” e que normalmente buscam encontrar em suas equipes, multiplicadores de suas habilidades, ou melhor, pessoas que reproduzam seus comportamentos, surtindo assim uma auto afirmação, sabotando a verdade e dando a falsa noção de que está sempre certo.
Os profissionais assim, costumam formar equipes cheias de “Mini Mim” (Dr Evil -Austin Powers), ou seja, buscam pessoas que continuem reproduzindo suas verdades e agindo como ele mesmo acha que agiria, e ao perceber comportamentos diferentes, não consegue realmente avaliar, ficam “cegos” pois percebem apenas comportamentos e atitudes criticáveis.
Essas pessoas costumam olhar apenas para si, suas conquistas são as mais valiosas, sua trajetória profissional é mais destacada e bem traçada, qualquer situação que aconteça com outra pessoa encontrará uma concorrente melhor na sua vida, enfim, não vêem que o mundo é maior que sua própria percepção.
É comum encontrar nas equipes de profissionais com este ego enorme, pessoas que não possuem todo o potencial ou qualificações necessárias para o cargo que ocupam, mas que apresentam uma das características que mais agradam o inflado, ouvem suas histórias, mesmo que repetidamente, enaltecem com palavras de reconhecimento e pior, demonstram claramente uma facilidade para menosprezar o trabalho dos outros tentando desta forma tirar de si a atenção.
Pessoas com o ego inflado, não raramente também sabotam o trabalho dos outros, fazendo com isso que a empresa perca sem perceber, muito dinheiro.
Entretanto, quando o Ego está ajustado e não inflado, temos profissionais seguros, que conhecem suas qualificações e principalmente, administram suas dificuldades se desenvolvendo a cada dia.
Gestores bem preparados, aptos a dar e principalmente receber feedbacks conseguem identificar quando o excesso de auto estima está prejudicando a empresa e conseguem orientar e melhorar os padrões de conduta. As empresas precisam de pessoas seguras, aptas e com capacidade de relacionar-se com suas equipes de forma satisfatória.
Tania Klein
TK&B Consultoria
Especialista em Gestão de Pessoas | Desenvolvimento Humano | PNL | Treinamentos | Terapeuta | Neuropsicopedagoga em formação |Mentora de Carreira / transformacional | Auditoria de Qualidade | Professora | Palestrante
9 aSempre muito profissional, orgulho!