FALANDO SÉRIO: O QUE É ANSIEDADE, EM UMA PERSPECTIVA FILOGENÉTICA?

FALANDO SÉRIO: O QUE É ANSIEDADE, EM UMA PERSPECTIVA FILOGENÉTICA?

Obs: Esse artigo se embasa em dados da Neurociência do Comportamento e das Terapias de Orientação Científica, que são as Terapias Cognitivo Comportamentais, de Primeira, Segunda e Terceira Geração, que constituem aquelas que mais publicam artigos, na literatura científica.

Ansiedade é uma Emoção natural de nossas vidas e que nos alerta para possíveis ameaças. Essa finalidade da Ansiedade foi herdada por nós dos primeiros Mamíferos, que surgiram a 200 milhões de anos atrás. Após esses Mamíferos ancestrais, um número, imenso, de espécies mamíferas, viveram em um mundo de presa e predador, o que - didaticamente falando - "programou" certas regiões, de nosso cérebro para responderem com Ansiedade Elevada (ou até mesmo Medo) o que é acompanhado de determinadas Reações Físicas, com a finalidade de nos proteger.

Assim, um pequeno Mamífero, da espécie dos Preás, por exemplo, que está à beira de um rio, para matar sua sede, ao sentir o cheiro da raposa, vai fazer o que chamamos Freezing, ou seja: vai ficar, absolutamente, parado e concentrado nesse cheiro, vai avaliar sua direção e intensidade e conforme essa avaliação vai beber água, muito rápido ou vai fugir, na direção contrária do cheiro do predador e se abrigar. Nesse momento, sua Ansiedade aumenta muito e as Reações Físicas que a acompanham surgirão, todas com o objetivo de Defesa!

Essa "programação" têm o nome de Neuroplasticidade e se trata da Capacidade Encefálica (que é o nome correto, do que, popularmente é chamado de ... Cérebro) de formar Novas Ligações entre os Neurônios (e não novos neurônios !) que, representam, neuralmente, nossos aprendizados, inclusive emocionais.

No exemplo dado, note-se: o Preá está "pré-ocupado"! Ocupado, mentalmente, com algo que ainda não ocorreu pois ... a raposa ... não está lá! Mas ... e se aparecer!? Esta é a Ansiedade: medo do futuro.

Sendo assim, enquanto a Ansiedade vai se tornando mais ou menos elevada, as Reações Físicas, que a acompanham, vão ocorrendo e se tornando mais ou menos intensas, proporcionalmente, aos aumentos ou aos decréscimos da Ansiedade.

A Ansiedade de Intensidade Leve faz parte da vida e inclusive melhora a Concentração e outros aspectos da Cognição e Emoção, que nos auxiliam na busca de nossos objetivos, em nível social, profissional, familiar e afetivo.

Mas ... que Reações Físicas seriam essas? Qual seria a Função delas nas cidades ou no Mundo Rural organizado, de nossa Sociedade Pós-moderna, nos quais não existe mais uma vida cotidiana que envolva a dinâmica de "presa e predador"?

Leiam meu Próximo Artigo: "FALANDO SÉRIO: QUAIS AS FUNÇÕES ATUAIS DAS REAÇÕES FÍSICAS QUE OCORREM PELO AUMENTO DA ANSIEDADE?"


Geraldo Possendoro - Especialista em Ansiedade

www.ansiedade-gerenciamento.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Geraldo Possendoro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos