FALHA NO SISTEMA POLÍTICO: UMA REFLEXÃO
Quem acompanha a política de perto ou participa dela, já vinha percebendo, sentindo, há muito tempo, que tinha algo de muito errado em nosso sistema político, principalmente no processo eleitoral, que acabou gerando descrédito da população, desencanto geral, desconfiança no sistema eleitoral e culminou nesta grave crise política, a qual vivemos hoje.
As eleições são exorbitantemente caras, impossível isso ser normal. Na maioria das vezes, só os que tem muito dinheiro, conseguem se eleger. Isso já é senso comum. Antes mesmo do fim de um processo eleitoral, o povo já percebe quem serão os eleitos. É só ver o volume de campanha e os gastos que os candidatos estão realizando. Isto é visto a olho nu. Todo mundo vê, existem verdadeiros exageros, injustificáveis. Por este motivo quase sempre os mesmos candidatos são eleitos.
Geralmente, são eleitos os piores, ou os que tem mais capital financeiro. É uma disputa não pelo voto, mas por dinheiro. A vontade do povo fica de lado. A democracia neste caso não existe, o que de fato existe é o poder do dinheiro. Ele determina tudo. É o poder econômico, ou seja, os candidatos que tem mais dinheiro, infelizmente, acabam vencendo a eleição. Não é fácil aceitar isso, mas é a verdade.
Isso tudo acabou gerando esta crise política de desencanto, até porque os eleitos, não tem nenhum compromisso com os eleitores, com a comunidade. Foi o dinheiro que os elegeu. Esta situação, afeta o processo eleitoral. Aqueles, que as vezes, bem intencionados, honestos, corretos, mas que não possuem poder econômico ou aliados poderosos, raras vezes participam do processo eleitoral, porque sabem que se participarem, suas chances de serem eleitos são minimas. Isso afasta bons candidatos.
Infelizmente, esta é uma das falhas do nosso sistema democrático eleitoral. Acredito que é possível corrigir isto. Basta querer. É necessário, com urgência, corrigir estas falhas no nosso sistema eleitoral, para que, quem sabe um dia, a vontade legítima do povo seja respeitada. Que outros agentes políticos possam participar do processo eleitoral, com verdadeira igualdade de condições. Que a política seja sempre um poderoso instrumento de construção do bem comum.
Temos que ter esperança e acreditar. Quem sabe, este é o momento que a história está nos dando para efetuar estas mudanças e construir um sistema verdadeiramente democrático no Brasil. Que a política, seja de fato, uma ferramenta para construir um país mas justo.