Fazer o certo porque é o certo a ser feito!
Imagem retirada de Joinus.com.br

Fazer o certo porque é o certo a ser feito!

Vivemos um mundo corporativo embasado no resultado, na pressão das metas, na busca incansável pelo crescimento e que em um cenário deste, infelizmente, muitas vezes resultados e atitudes são mascaradas. Um mundo onde, às vezes, fazer o certo é subjetivo, é meramente uma questão de conveniência, e aqueles que procuram fazer o seu trabalho de maneira correta, ou são vistos como tolos e puxa-sacos, ou se sentem prejudicados pelo jogo desfavorável. Para esses profissionais tenho algo a dizer: Parabéns e obrigado por fazer do mundo um lugar melhor.

Pode parecer pouco, mas nada pode ser melhor do que fazer o certo pelo simples prazer de fazer o certo. Promoções, premiações, reconhecimento devem ser consequências de um trabalho bem feito, e não o motivo de fazê-lo. Quando só se trabalha com dedicação e eficiência pensando na recompensa, nós podemos nos frustar e nos desmotivar, aí as chances de crescer cairão demasiadamente.

Quem faz o certo pelo certo pode até sentir revolta em alguns momentos, se sentir injustiçado ou prejudicado, mas pode ter certeza que vive melhor. Não precisa se preocupar que suas trapaças sejam descobertas, porque não há trapaças, ou que os seus segredos estejam nas mãos de pessoas sujas, porque o seu trabalho não é pautado em segredos e não faz associação com pessoas torpes. Dorme tranquilamente, com a consciência limpa, pois os seus resultados são fruto de mérito e não de jogadas ilícitas.

Por mais que ao longo da minha vida profissional pude ver inúmeros casos de pessoas que usaram meios anti-éticos para crescer serem bem sucedidas, vi também a queda das mesmas, pois esse tipo crescimento é efêmero, ilusório, pois não é criado em cima da competência e da verdade. Vi também muitas pessoas que não desistiram da fazer o que é certo e que hoje colhem os louros do trabalho pautado na ética.

Não importa onde você vá trabalhar, sempre haverá pessoas que vão falar mal de você, muitas vezes até pior, farão fofoca com o seu nome, mas cabe a você dá ou não motivos para ser falado. Quando você trabalha pautado na ética, verdade e transparência, as pessoas inventaram mentiras sobre você, mas a mentira tem perna curta, lembra do ditado? Porém quando você trabalha com mentiras, conchavo e outras práticas assim, você dá o combustível certo para ser mal falado. Lembre-se que não importa o cenário, a escolha é sempre sua.

Esses dias uma amiga (ex-colaga de trabalho) me falou que está se sentindo muito orgulhosa do trabalho que desempenha, pois está sendo reconhecida pelos seus colegas devido a sua dedicação e pelo belo trabalho desempenhado. Ela me agradeceu, pois segundo ela, o ponto de virada foi uma conversa que teve comigo que abriu a sua cabeça e que hoje ela pode viver na prática o teor da nossa conversa. Ela disse também que há pessoas que a chamam de puxa-saco, mas que essas pessoas há muito tempo perderam a credibilidade e que ninguém as ouve. Não preciso dizer o quanto esse relato me enche de orgulho.

Que possamos viver isso no nosso dia-a-dia, seja no trabalho, faculdade ou em qualquer lugar, que façamos o certo pelo certo sem pensar em recompensas ou reconhecimento, pois isso não é nada mais que a nossa obrigação como cidadãos. E para quem é empreendedor, gestor ou líder, que possamos construir, incentivar e premiar colaboradores e parceiros que fazem do certo o caminho a ser trilhado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Willy Figueiredo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos