Fechamento Indicadores BACEN abril de 2023 

Crédito, Juros, Prazos e é claro a Inadimplência!

Fechamento Indicadores BACEN abril de 2023 Crédito, Juros, Prazos e é claro a Inadimplência!

E temos os números divulgados pelo Banco Central com os principais indicadores até o final de abril. Todos os números podem ser acompanhados de forma gráfica no FICO Risk Trends pelo link: https://encr.pw/fSNY5

Chegamos a abril de 2023 com uma carteira de crédito de R$ 5,4 Trilhões porém estagnada em relação a abril de 2023 (-0,09%) e com um comportamento similar desde janeiro com um crescimento pífio de 0,76%.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Já li inúmeras matérias com a indicação que o crédito no Brasil está estagnado. Olhando as séries históricas percebemos que os primeiros 4 meses de cada ano se comportam de forma muito parecida sendo o crescimento das carteiras de crédito vindo sempre a partir de maio (com o dia das mães) e daí para a frente até o final do ano.

De qualquer forma vivemos um ano onde os olhos estão focados nos percentuais de inadimplência, aliás estes olhos estão focados desde o 1º trimestre do ano passado, onde os percentuais de inadimplência vêm descolando de forma acelerada.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E os juros? Vejamos nos gráficos abaixo que tanto na pessoa físico como na jurídica após uma curva de queda, começamos um movimento de crescimento chegando a patamares de 58,61% a.a na PF e de 24,10% a.a na PJ. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os juros demonstrados ainda não chegam aos patamares encontrados em 2017, porém o cenário de Juros em crescimento, inadimplência em elevação e mais todos os aspectos políticos e econômicos trazem uma perspectiva de atenção para os próximos meses de 2023.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eduardo Tambellini

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos