Feedforward - Líder você o pratica?
A prática do feedback ainda caracteriza um hábito em construção e isto é mais comum do que se imagina. Muitos líderes não costumam realizá-lo ou se fazem, limitam-se ao período formal da avaliação de desempenho na organização, o que pode não gerar resultados devido a distância dos acontecimentos.
Se não é um hábito conversar com o time sobre ações realizadas, seus impactos, acertos e pontos a serem melhorados em um dado espaço de tempo passado, o que dirá abordar/criar um plano de ação voltado para o desenvolvimento do indivíduo na organização?
Por isso, trago os conceitos de Feedback e Feedforward, este último termo ainda pouco conhecido de muitas pessoas e estudantes de minhas turmas dos cursos de gestão. Pasmem, mas é verdade!
Então, trarei esses conceitos para oxigenar a mente e provocar a prática destes instrumentos fabulosos de gestão de pessoas.
O feedback é um momento importante em que Líder e Liderado trocam informações, apontam dados, elementos, situações, comportamentos, ações a respeito de trabalhos realizados em um determinado período de tempo. Isto envolve tanto a parte técnica quanto comportamental da pessoa. Neste momento, deve-se elencar, de forma estruturada e fundamentada (trazer dados e registros enriquecem o processo e comprovam que a liderança está realmente acompanhando a trajetória do liderado), a forma com que a pessoa realizou seu trabalho, apontando os pontos positivos e discriminando os pontos que precisam ser melhorados e/ou corrigidos.
Mas, normalmente, para por aí!!!! Como assim??? Exatamente, o colaborador muitas das vezes sai da reunião de feedback com várias informações e não sabe qual tratamento dar ao que ouviu, como trabalhar os pontos elencados e que tipo de ação de melhoria fará. Vai embora com um sentimento de impotência e sem direcionamento sobre o que fazer com o feedback que recebeu (leia-se positivo ou negativo). Isto desmotiva, esmorece e gera entristecimento porque muitas das vezes, pensa que está agindo de forma adequada e só neste momento toma conhecimento que não era bem assim.... Tudo por falta de um acompanhamento mais próximo e frequente da Liderança.
Existe uma expressão que deve estar atrelada ao Feedback. Faço referência ao Feedforward. Esta dupla tem que ser inseparável!!!
Recomendados pelo LinkedIn
Logo, após receber um feedback (retorno sobre ações passadas), é de extrema importância traçar um plano de ação futuro (o que fazer com os pontos elencados na reunião).
Juntos, Líder e Liderado, precisam elaborar um conjunto de ações que visem desenvolver as competências que porventura não foram bem desempenhadas e assinaladas durante um período para que os resultados sejam mais sólidos. Quando falamos em ações entendam que podem ser inúmeras atividades: treinamentos formais, cursos, palestras, leitura de livros, vídeos, podcasts, audiobooks, mentoria, treinamento on the job etc, gerando alimento e motivando a pessoa em buscar sua evolução. Isto deve ocorrer tanto em situações de feedback corretivo quanto em feedback positivo. Sim, quem está "mandando bem" também precisa de alimento para ter condições de aprimorar sua performance.
Compartilho aqui um episódio de um profissional promovido recentemente e que foi convidado para sua primeira reunião de feedforward. Vejam, eu disse Feedforward. É outra maneira de leitura dessa liderança, pensando na solução e não no problema. O liderado já foi com o pensamento de que ações futuras seriam discutidas, a partir de realizações passadas. Esta forma de trabalhar, muda o olhar do colaborador, ou seja, ele não foi "armado" para somente ouvir "problemas", mas sim participou de um encontro em que foram apontadas questões em seu desempenho e de que forma poderia sanar os gaps. Conclusão: a pessoa saiu da sala feliz e consciente de sua performance e com planos concretos de melhoria. Parabéns para esta Liderança!
Gostaram dos pontos abordados? Gerou reflexão sobre sua prática? Espero que sim!
Posso contribuir com vocês neste processo de desenvolvimento de competências do Líder! Conte comigo!