A felicidade não é um objetivo a ser alcançado!

A felicidade não é um objetivo a ser alcançado!

Se você está lendo esse texto certamente algo te chamou atenção no título. O título pode ter te causado incômodo ou curiosidade. O incômodo pode fazer com que você discorde de mim e rejeite minhas ideias mesmo sem ler todo o conteúdo do texto. Já a curiosidade pode estar fazendo você se perguntar como é que o objetivo de um ser humano pode não ser a felicidade.  

Todos nós sabemos que  o conceito de felicidade é distinto para cada pessoa. Mas, independente dessa diferença do conceito de felicidade individual, me parece que a felicidade está sempre atrelada ou ao passado ou ao futuro.

Nós todos temos uma história, permeada de momentos bons e ruins, que influencia quem somos hoje. Não é raro olharmos para o passado e nos apegarmos às situações positivas que nos trouxeram momentos de alegria ou serenidade. Não estou me referindo ao simples olhar para o passado para relembrar e resgatar nossa história, mas sim ao olhar com viés da lamentação e busca pela repetição e atualização daqueles momentos que nos trouxeram uma sensação de bem estar.  

O que não sabemos hoje é que no passado, provavelmente não dávamos tanto valor para esses momentos de felicidade, quanto damos hoje.  

Não é só da felicidade passada que sentimos saudade. Nós alimentamos a nossa esperança de que seremos felizes no futuro se.... ou quando.... Algumas frases clichês nos ajudam a exemplificar: "Serei feliz quando casar e tiver filhos... "Serei feliz quando tiver meu apartamento ou minha casa própria".. "Serei feliz quando mudar de emprego e me livrar do meu chefe"... "Serei feliz quando viajar ao redor do mundo"... e  etc., etc., etc., etc.

Se vivermos a nossa vida,fazendo planos com base na esperança de que só seremos felizes se atualizarmos a felicidade do passado no momento presente ou realizarmos no futuro tudo que almejamos (idealizamos) conquistar, a verdade é que seremos infinitamente infelizes. Precisamos repensar na ideia que venderam para gente de que é possível sermos felizes o tempo todo se tivermos os ingredientes infalíveis e idealizados para a felicidade.

Cada um tem uma receita, mas alguns ingredientes parecem ser escolhidos com mais frequência para a tal da receita da felicidade: três xícara de "companheiro perfeito que sempre nos faz feliz", 4 colheres de "o chefe maravilhoso que é sempre compreensivo", uma pitada de "a casa perfeita com filhos perfeitos". Misture tudo e bata com meio quilo de "conta bancária perfeita e viagens internacionais". Pronto, agora acrescente os ingredientes a gosto para personalizar sua receita.  

Pensar assim é acreditar que o mundo existe para nos fazer feliz. Um pouco de ingenuidade, não?

O nosso objetivo na vida é aprender a lidar com os desafios ( que são diferentes para cada pessoa) e isso inclui saber viver os momentos de alegria e de tristeza, de força e de fraqueza, de conquistas e de perdas, de saúde e de doença, de dinheiro e com a falta dele, com sucesso e com fracasso, sem que nosso mundo ou mesmo a gente só exista se todas ou parte dessas exigências forem atendidas. No final das contas, isso quer dizer que a felicidade que tanto almejamos e procuramos está e só pode existir no momento presente, no aqui e no agora.

Muitos de nós achamos que o que temos hoje não é bom. Às vezes, realmente estamos passando por momentos difíceis, dolorosos, em que nos sentimentos sem esperanças de que algo poderá ser melhor do que é hoje. Preciso deixar bem claro aqui que não acho que temos que nos acomodar com a nossa realidade, se ela não está como poderia ser. Podemos sempre evoluir, transformar a nós mesmos e a nossa realidade.

É importante que a gente possa sonhar, se imaginar diferente do que somos hoje, mas o sonho não pode ser o condicionante de nossa felicidade. Só serei feliz se... ou só serei feliz quando...

Viver a tal da felicidade tão almejada é poder sonhar e ao mesmo tempo aceitar e aprender a lidar com a realidade que temos hoje, pois só assim sentiremos momentos de paz, gratidão, serenidade e nos tornaremos conscientes e responsáveis por nós mesmos e pela nossa vida. 

 

Rani Peixoto, psicóloga, apaixonada  pelo desenvolvimento e transformação de pessoas. Atua como consultora na Escola de Mentores e realiza atendimento psicoterápico na clínica particular e no Ambulatório Integrado Transtornos de Personalidade e do Impulso HC - Ipq FMUSP. 

 Deixe um comentário, ficarei feliz de receber feedbacks e poder colaborar com você!

Evandro Caciano dos Santos

Câmbio | Regulatório | Compliance | Riscos | Meios de pagamento | Processos | Produtos | Treinamentos | Advisor

8 a

Mais uma vez um excelente texto e uma ótima reflexão, continue a escrever, você tem muito a nos acrescentar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rani Barreto

  • Recomeçar é andar para frente, mas dessa vez em um caminho totalmente diferente!

    Recomeçar é andar para frente, mas dessa vez em um caminho totalmente diferente!

    Ninguém disse que ia ser fácil, ninguém disse que não ia doer, mas ninguém disse “não vá”. Vá, mas vá com calma! Vá…

    2 comentários
  • Não aceito não como resposta!

    Não aceito não como resposta!

    A vida da diversos nãos para gente ao longo da vida. Tem fases que ela se parece com uma criança pequena que acabou de…

    5 comentários
  • Vai juntar as escovas de dente? Converse sobre o tabu do dinheiro!

    Vai juntar as escovas de dente? Converse sobre o tabu do dinheiro!

    Quem me conhece sabe que eu escrevo meus textos a partir das experiências, insights e aprendizados que eu tenho em…

    9 comentários
  • Príncipe é príncipe, sapo é sapo!

    Príncipe é príncipe, sapo é sapo!

    Vamos começar a semana falando sobre relacionamentos amorosos, afinal todos nós em algum momento da vida desejamos ter…

  • Pare de dar bolo em você mesma!

    Pare de dar bolo em você mesma!

    Às vezes o universo nos convida a olhar para algo nosso de uma maneira não muito gentil e irritante, recebendo bolos!…

    6 comentários
  • Precisamos de fôlego para realizar nossos sonhos!

    Precisamos de fôlego para realizar nossos sonhos!

    Há momentos em que percebemos que precisamos dar um novo rumo para a nossa vida, seja devido à uma insatisfação com a…

    8 comentários
  • Ocupe o lugar que é seu!

    Ocupe o lugar que é seu!

    Nós passamos por diversas situações no decorrer da nossa vida em que nos sentimos injustiçados, como se o mundo virasse…

    10 comentários
  • Tenha coragem, tenha vontade e faça uma boa viagem!

    Tenha coragem, tenha vontade e faça uma boa viagem!

    Eu, particularmente, acho a palavra propósito elegante. Ela inclusive está sendo muito utilizada nos dias de hoje.

    18 comentários
  • Fui chamada para uma entrevista de emprego, e agora?

    Fui chamada para uma entrevista de emprego, e agora?

    Estou formada há dois anos e meio e apesar de já estar exercendo uma atividade profissional no momento, fui chamada…

    20 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos