Feliz Dia do Pedagogo

Feliz Dia do Pedagogo

Hoje é o dia de quem é profissional da pedagogia. Eu me interesso muito pela origem das palavras e passei um bom tempo pesquisando aquelas relacionadas com educação para escrever meu livro. Muitas vieram do grego e PEDAGOGIA não é diferente.

παιδαγωγός, da Grécia Clássica, é a junção de duas palavras: paidós (criança) e agogé (condução). Originalmente, fazia referência àqueles que conduziam as crianças à escola. Eram escravos de famílias ricas que levavam os pequenos, sempre meninos, para a educação formal. Um privilégio para poucos.

Ao longo dos séculos, pouco a pouco, e em diferentes partes do mundo, o termo foi ressignificado. Mais crianças, inclusive meninas, ganharam o direito à educação e o curso de pedagogia nas universidades passou a formar professores. Não sou pedagogo de formação, mas me tornei alguém que conduz as pessoas para a educação. Assim como na Grécia Antiga, essa condução é feita de dentro do lar para o mundo de fora. A coincidência aqui é que a palavra EDUCAR vem do latim e significa justamente isso: "conduzir para fora".

O que tenho notado nos dias de hoje é uma inversão. Famílias e outros agentes do ecossistema escolar tentando conduzir as crianças para dentro de seus valores rígidos, achando que assim as estão protegendo do mundo de fora "cruel" e "indecente". Pais dando pitaco sem fundamentos e interferindo nos rumos do currículo porque acreditam que os professores estão doutrinando suas crianças ao expor suas mentes jovens à arte renascentista ou o estado da arte da descoberta científica. Aliás, isso não é nenhuma novidade. É tão antigo quanto Sócrates, que foi acusado de ateísmo e de corromper as jovens mentes de Atenas e condenado à morte.

Ser educador para mim significa ajudar as crianças a abrir os olhos para o mundo e para o outro. Tenho orgulho de ter me tornado pedagogo e educador. Admiro os profissionais que escolheram essa como sua profissão e se qualificaram. Não trilhei o mesmo caminho que vocês, pedagogos, mas peço licença para me colocar no seu grupo distinto. Sei que lutamos contra o preconceito de uma sociedade mal-educada e que temos desafios cada vez maiores com a mudança dos tempos. Sei que essa categoria é desvalorizada e que dá vontade de desistir.

Apesar dos pesares, continuo tentando conduzir para fora, para o mundo por meio das minhas publicações, práxis e falas. Deixo aqui uma mensagem. É um trecho do meu livro, que escrevi com muito carinho para quem é da pedagogia e da educação:

"A educação é um presente para a humanidade. É o resultado da engenhosidade humana e da busca por conhecimento, significado e propósito. Certamente falhou com muitos, mas ajudou inúmeros outros a superar adversidades. É o resultado de um contrato social, de um ideal. Teve momentos sombrios em que o foco era no controle e alienação, mas a educação pode nos libertar. Nosso desafio é como manter esse legado vivo ao mesmo tempo em que as necessidades individuais de estudantes sejam atendidas."
O Fator Coruja: Reformulando a sua Filosofia de Ensino


Feliz Dia!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos