Ferramentas de automação para assistência técnica

Ferramentas de automação para assistência técnica

Quais ferramentas de automação para assistências técnicas você conhece? Já ouviu falar do Trello, Slack, ou Asana?

Pois bem, ao longo deste texto nós vamos lhe apresentar cinco ferramentas que podem ser muito úteis para os seus projetos. Conheça-os nesta leitura!


Entenda o que é automação

Para quem não sabe, a automação consiste em nada mais do que a aplicação de sistemas automáticos para realizar uma série de tarefas. 

Ou seja, estamos falando do uso da tecnologia a seu favor, alterando atividades manuais em processos cuja execução ocorre por uma única ferramenta.

Desse modo, então, tem-se uma redução drástica dos erros que ocorrem no dia a dia, devido à repetição das ações manuais. E, de quebra, há um aumento da produtividade, já que os esforços podem ser concentrados em tarefas mais importantes e há mais agilidade.

Pense que, com processos automatizados, todo o trabalho em uma empresa se torna mais rápido. Dessa forma, os gestores são capazes de controlar tarefas simultâneas com mais eficiência.


Como usar ferramentas de automação para assistências técnicas

Não tenha dúvidas de que, para qualquer assistência técnica, é preciso dar agilidade aos processos para torná-los mais eficientes e mais organizados. Afinal, estamos falando de serviços que costumam ter prazos curtos e uma demanda alta, o que reforça a necessidade de otimizar as tarefas ao máximo possível.

É exatamente aí que entra a automação para assistências técnicas. Com ela, ganha-se tempo e aumenta a produtividade, privilegiando a eficiência da prestação de serviço e o bem estar dos clientes.

Antes de tudo, no entanto, é preciso conhecer quais são os recursos disponíveis e escolher aqueles que são capazes de solucionar as suas demandas. Lembre-se: este é o primeiro passo para automatizar a sua empresa!

No alt text provided for this image


Vamos recorrer a dois exemplos. Pode ser que o seu negócio esteja à procura de um canal integrado de atendimento ao cliente, quem sabe esteja precisando de um gestor de projetos para observar os serviços de informática que a sua equipe presta.

Pois bem, você deve identificar quais são os problemas de gerenciamento para então ir em busca das soluções para eles!


Conheça ferramentas de automação para assistências técnicas

1. Asana

Você já ouviu falar do Asana? Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento de projetos e equipes. Em suma, pode-se dizer que ela é capaz de otimizar o fluxo de trabalho, funcionando de modo colaborativo.

Ela pode ser útil, por exemplo, para gerenciar os afazeres de cada colaborador, assim como para acompanhar como estão andando as tarefas, o desempenho de cada membro e seus resultados. Do mesmo modo, serve para estipular metas e gerenciar todo o time, contando com uma interface intuitiva e bastante fluida.

Além disso, vale lembrar que o Asana pode ser integrado a outros aplicativos como Google Planilhas, Slack, PagSeguro entre outros. A ferramenta possui um plano gratuito, que acomoda até 15 colaboradores, mas também conta com planos pagos.


2. Trello

O Trello, por sua vez, é uma ferramenta colaborativa muito útil para gestão de projetos. Assim como o Asana, ela conta com uma versão gratuita e também com planos pagos.

Estamos falando de uma ferramenta que se divide em quadros. Em cada um deles os gestores podem adicionar listas de tarefas, acompanhar prazos e atividades.

Do mesmo modo, por meio do Trello é possível ter acesso a dados que se referem ao trabalho de cada integrante da equipe. Além disso, pode-se integrar ao Trello outros vários aplicativos, entre eles, por exemplo, o Slack e o Mailchimp.


3. Zapier

Já o Zapier é um plataforma de automação que pode tornar o seu fluxo de trabalho mais ágil, assim como permite um maior controle de dados. Isso porque ela é capaz de integrar diversas aplicações web, permitindo que os dados de um programa sejam direcionados a outro.

Pense, por exemplo, que o seu negócio recebeu um e-mail com um arquivo em anexo. O Zapier leva esse conteúdo do Gmail ao Dropbox e ainda lhe avisa sobre isso por meio do Slack. 

Vale lembrar, além disso, que esse processo ocorre entre uma série de outras plataformas, já que o Zapier pode ser integrado a mais de 3.000 aplicativos.

Assim como as ferramentas anteriores, ele possui um plano gratuito, mas também oferece outros pagos, com mais recursos.


4. Slack

O Slack é uma ferramenta que permite a troca de mensagens instantâneas, além de outros recursos e automações. Ele possui tanto uma versão web quanto um aplicativo para computador e smartphone.

Por meio desta plataforma, você pode criar canais para cada projeto e inserir os membros da equipe. Ainda, é possível integrar a ele outros aplicativos, como a Agenda Google e o Trello, e enviar lembretes automatizados.

Como é de se esperar, essa ferramenta conta com versão gratuita e planos pagos.


5. Mailchimp

Aproveitando que falamos sobre o Mailchimp há pouco, reservamos um tópico só para ele. Trata-se de uma plataforma que possui uma série de recursos de automação de marketing.

Por meio do Mailchimp, você pode, por exemplo, gerenciar o contato com clientes, assim como monitorar o engajamento, segmentar leads, enviar e-mails diversos e até mesmo realizar testes A/B.

A ferramenta possui um plano gratuito que lhe permite ter acesso a uma base de leads de até 2.000 contatos. No entanto, caso você precise de uma maior capacidade, há opções pagas mais robustas.


Você já usava alguma dessas ferramentas?

Se nós te ajudamos nesse post sobre ferramentas de automação para assistências técnicas, continue acompanhando nossos conteúdos

Também visite nosso blog!

Helverton Santos

Desenvolvedor | SAP Business One | SAP B1 | SAP | B1UP | SQL | C# | BTP | JavaScript

2 a

Acredito que Pipefy poderia aparecer nessa lista, é uma ótima ferramenta para workflow. Além disso, possibilita uma integração fantástica com sua API...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de bringIT e-commerce

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos