7 softwares para gestão de processos que você precisa conhecer
blog.compila.com.br

7 softwares para gestão de processos que você precisa conhecer

No cenário cada vez mais tecnológico trazido pela Transformação Digital, é comum que as empresas busquem por inovações e novos sistemas de TI para lidarem com os desafios do mercado. Entre essas soluções, estão os software para gestão de processos, utilizados para automatizar e otimizar as atividades internas do negócio.

A adoção de um software para gestão de processos é importante não só para acompanhar as tendências digitais do mercado, mas também para garantir todos os benefícios proporcionados por essa prática. Entre eles, estão redução de erros manuais, aumento da capacidade de produção, ganho de eficiência e agilidade, bem como aumento da competitividade do negócio.

Pensando nisso, listamos sete opções de software para a gestão de processos do seu negócio mostrando suas funções e como elas podem contribuir para otimizar a sua operação. Confira!

Software para gestão de processos

Essa ferramenta, também conhecida como software BPM — Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócio, em português —, pode ser encontrada em diferentes formatos no mercado. Normalmente, esses programas são focados em um processo específico, como envio de e-mails, ou em um conjunto deles, como controle da área de vendas ou operação logística.

Veja, a seguir, alguns softwares que podem auxiliar a gestão de processos da sua empresa.

1. Trello

O Trello é um sistema de gestão de processos genérico, ou seja, pode ser usado por qualquer área para gerenciar suas atividades. Por apresentar uma interface muito simples e intuitiva, assim como por ser gratuito — opera no modelo freemium —, essa é uma das ferramentas mais utilizadas por empresas no mundo todo.

Nela, os profissionais podem formar um time e visualizar tanto atividades individuais quanto compartilhadas. A apresentação visual dos processos é baseada no modelo Kanban, ou seja, cartões são dispostos em diferentes colunas para permitir a visualização do fluxo de trabalho.

O Trello pode ser acessado por meio de login e senha em uma plataforma digital, ou seja, atua no modelo SaaS — Software as a Service. Além disso, os usuários podem acompanhar suas atividades por meio de um app nos seus smartphones.

2. Asana

O Asana é outro software para gestão de processos que pode ser usado por diferentes times de trabalho para organizar as suas tarefas. A interface do sistema também é simples e fácil de ser usada, porém, mais completa no que diz respeito a funcionalidades quando comparada ao Trello.

Diferentemente do Trello, o software Asana não é gratuito. Ele é oferecido ao mercado por meio de três planos no modelo SaaS de contratação — Premium, Business e Enterprise, focados em pequenas, médias e grandes organizações, respectivamente. Entretanto, a plataforma pode ser testada por 30 dias para avaliar o fit com os processos do negócio.

Além disso, o Asana também oferece um aplicativo móvel ao mercado, permitindo que os usuários acessem suas atividades e projetos de forma remota.

3. Runrun.it

O Runrun.it é mais uma opção de software para gestão de processos que ajuda na organização e no funcionamento de times de diferentes áreas da empresa. Suas funcionalidades incluem, além do cadastro de atividades e seus responsáveis, o acompanhamento do tempo levado para sua execução.

Nesse sentido, a plataforma oferece métricas de desempenho para a gestão, permitindo que ela acompanhe a produtividade de cada membro do time e estime com mais precisão os prazos de entrega de cada projeto.

Assim como o software Asana, essa plataforma não oferece versão gratuita. Ela disponibiliza as versões Corporate e Enterprise, que podem ser adquiridas por meio de planos mensais ou anuais com teste de 14 dias. No mais, ela também pode ser usada em diversos dispositivos.

4. Google Analytics

Agora, vamos falar sobre softwares de gestão específicos para alguns processos da empresa. Começando com o Google Analytics, solução focada no controle de investimentos e ações realizados nas plataformas do Google.

A ferramenta é totalmente gratuita e ajuda o time de marketing digital a acompanhar e avaliar as métricas de resultado das suas ações no ambiente digital — mais especificamente, as visitas e interações feitas no seu site e outras páginas na internet.

5. Plano de Negócios do SEBRAE

Plano de Negócios 3.0 é uma ferramenta criada e disponibilizada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que oferece uma série de funcionalidades e ambiente digital propício para que um empreendedor comece seu próprio negócio ou impulsione um em andamento.

A plataforma é totalmente gratuita. Ela conta com vídeos e materiais informativos para que o empreendedor aprenda a fazer um plano de negócios eficiente e entenda melhor o mercado em que deseja atuar, seus desafios e a viabilidade da sua ideia.

6. Pipedrive

Outra opção de software focado em um processo específico do negócio é o Pipedrive, especializado na otimização das atividades da área de vendas de qualquer empresa — independentemente do seu tamanho e segmento de atuação. Para isso, são oferecidas funcionalidades como:

  • cadastro de leads e potenciais clientes;
  • clientes ativos e histórico de transações;
  • atividades do fluxo de vendas;
  • lembretes para execução de tarefas;
  • acompanhamento do resultado de metas pessoais do vendedor e da equipe;
  • elaboração e envio de e-mails na plataforma;
  • banco de dados unificado.

A plataforma é oferecida apenas no formato pago, tendo três opções de planos para as empresas — prata, ouro e platina —, que se diferenciam de acordo com as funcionalidades oferecidas e o preço. Além disso, ela oferece integração com outras plataformas de gestão e um aplicativo móvel.

7. Fluig

Por fim, o Fluig é um software para gestão de processos criado pela TOTVS com o objetivo de centralizar e facilitar o controle de processos de qualquer negócio — independentemente de tamanho e segmento. Nesse sentido, ele é uma ferramenta completa que otimiza e agiliza a operação da empresa.

Para isso, o Fluig oferece um ambiente integrado e colaborativo em que todos os profissionais têm acesso a dados, documentos e processos seguindo regras de permissão. Sua aquisição é oferecida em módulos de gestão, permitindo que a empresa use apenas o que necessita para a sua operação.

Além disso, o sistema acompanha as tendências de inovação do mercado permitindo o acesso remoto por meio de uma plataforma digital ou aplicativo móvel. O armazenamento de todo o conteúdo é feito na nuvem.

Diante do que mostramos, fica evidente que o mercado apresenta uma ampla gama de opções de software para gestão de processos. Desse modo, todas as empresas, independentemente de segmento ou tamanho, podem encontrar soluções que otimizem suas atividades e garantam outros benefícios.

Entretanto, é importante considerar que, com tantas opções, o processo de busca e seleção de software deve ser realizado com cautela, de preferência por profissionais capacitados. Por esse motivo, muitas empresas optam por contratar uma consultoria especializada no assunto para aproveitar melhor esse investimento.

Agora que você conhece uma série de software para gestão de processos e como escolher entre eles, acha que é o momento de investir em uma opção mais completa para o seu negócio? Então, entre em contato com a Compila, especialista no assunto, e veja como adotar o Fluig.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando Ribeiro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos