Flexível ou resistente?

Flexível ou resistente?

E se eu fosse lhe fazer esta pergunta:

Você se considera um profissional flexível ou resistente?

Esta frase, eu ouvi de um profissional de recursos humanos, que estava me entrevistando para uma vaga técnica. Lembro que na hora eu pensei em dizer em alto tom "flexível", mas na hora me veio a seguinte questão:

-"Ser flexível, indicará que sou indeciso ou que escolho concordar para não gerar conflitos."

Isso na hora apontou na minha cabeça. O que sabemos que não quer dizer isso ao pé da letra, somente para deixar claro, mas eu fiquei na dúvida na hora.

Então, pensei em dizer "resistente" e me veio:

-"Se disser "resistente", acabou! Como um profissional de TI pode ser "resistente", se tudo muda a toda hora e precisamos nos adaptar o tempo todo?" - pensei.

Então lembrei de uma façanha que havia sugerido numa empresa, na qual trabalhava para lhe responder e então o profissional de recursos humanos, compreendeu e fez suas anotações.

A história que lembrei de comentar com ele, para tentar explicar o meu perfil sobre ser flexível ou resistente, que considero que são complementares um do outro e que basicamente todos nós temos em alto e baixo grau a todo momento de nossas vidas. Acredito que apresenta exatamente este aprendizado, onde independente do quanto saibamos ou do quanto precisamos ainda aprender, pode contribuir com o nosso meio e ainda se tornar uma experiência renovadora. Vamos a história, que também está presente no meu livro Tecnologia - A carreira dos sonhos - Comportamento e Procedimento

Já ouviu a frase: Seu trabalho é seu laboratório

Lembro de ter sugerido em certa ocasião em uma empresa em que trabalhava, num período em que estava fazendo um curso para me especializar em administração de redes, segurança e operações, isso já foi há alguns bons anos atrás. Atuava como analista de suporte técnico na área de infraestrutura e aquele curso foi realmente maravilhoso, no entanto, por ser de alto valor e por durar meses, somente eu fui alocado no mesmo, pois aceitei usar metade do meu salário mensal para pagar o equivalente a quarenta por cento do curso e a outra parte, a empresa na qual atuava, pagava.

Eu considerava, que possuía menos prática ou experiência que meus colegas de trabalho, mas eles não puderam investir naquele momento neste curso. Então eu sugeri na época, até para ampliar o que estava estudando, que toda Sexta-feira, das três horas da tarde até às seis horas da tarde, eu ministrasse uma espécie de workshop com a equipe, que era composta por estagiários, técnicos e analistas. O nosso chefe na época não aceitou num primeiro momento, mas voltou atrás e incentivou esta prática, pois entendeu que poderia trazer para este momento, algumas pessoas que eram usuários chave, de seus clientes para acompanhar e com isso, difundir o que estávamos fazendo no escritório de assistência técnica, que lhes atendiam.

Francamente, quando ele veio com esta ideia, eu levei um tempinho para compreender tudo o que poderia estar sendo amarrado a mim mesmo, porém achei muito interessante e inteligente dele, em aproximar os clientes neste evento semanal.

Este evento durou alguns meses, é claro nós também aprendemos a fazer ele de uma forma mais agradável e não somente em uma linguagem puramente técnica, afinal nem todos os ouvintes, eram técnicos. 

Também aprendemos o quanto isso nos elevou, nos fez evoluir como profissionais, em apenas algumas horas semanais, em que a equipe decidiu aprender juntos, sem egos, com humildade e com vontade de aprender mais.

Em muitos lugares por onde passei, levei esta experiência e posso dizer que ela sofreu resistência num primeiro momento, mas com o tempo, passou a ser lembrada como sendo o evento, que se tornou algo especial para a equipe e para a empresa, havendo em alguns momentos a presença de gerentes e diretores, que nos incentivavam a continuar, trazendo coffee break, brindes a participantes, entre outras coisas, muito bacanas que foram agregadas.

Comece hoje mesmo, a aprender mais e a compartilhar mais o seu conhecimento.

Tenham um ótimo dia!

***

Meu nome é Odair Garcia Arouca, profissional da área de TI há mais de 25 anos. Casado, pai e escritor. Autor do livro Tecnologia A Carreira dos sonhos - Comportamento e procedimento e também da série de livros medievais Callouny.

Conheça meu livro Tecnologia - A carreira dos sonhos - Comportamento e Procedimento sobre carreira na área de TI. Onde abordo sobre dificuldades, desafios, benefícios, áreas de negócio, carreiras em expansão, comportamento e perfil do profissional de TI, bem como o perfil do profissional em relação ao seu meio. Lhe convido para fazer uma viagem fantástica e inesquecível neste livro!

Caso também aprecie literatura com uma pitada de aventura, conheça a série Callouny, começando pelo livro Callouny - A cidade de pedra. Aconselho a se segurar na cadeira, pois as emoções serão fortes! Boa leitura.

If you also enjoy literature with a dash of adventure, get to know the Callouny series, starting with the book(English version) Callouny - The stone town. I advise you to hold on to the chair, as the emotions will be strong! Good reading.

My name is Odair Garcia Arouca, an IT professional for over 25 years. Married, father and writer. Author of the book Technology A Career of dreams - Behavior and procedure and also of the series of medieval books Callouny.

Get to know my book(English version) Technology - A career of dreams - Behavior and Procedure about a career in the IT area. Where I discuss difficulties, challenges, benefits, business areas, expanding careers, IT professional behavior and profile, as well as the professional's profile in relation to their environment. I invite you to take a fantastic and unforgettable journey in this book!

Me siga no Linkedin e assine esta newsletter para receber mais conteúdo.

Para adquirir o livro no site Clube de autores: https://lnkd.in/dTaYMbeu

Na Amazon, disponível em capa dura: https://lnkd.in/d3KqAMcq

Na Amazon, disponível em capa comum: https://lnkd.in/dyEJbmdr

Se inscreva no meu canal de podcast: https://lnkd.in/d4-TAWS5

Se inscreva no meu canal do youtube: https://lnkd.in/dAK5KyGW

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ODAIR AROUCA

  • À sombra do que vemos

    À sombra do que vemos

    Por acaso, você conhece alguma implantação de software, sistema, ERP, aplicativo, app, programa, enfim, acredito que já…

  • Podemos criar expectativa?

    Podemos criar expectativa?

    Se há um momento no dia que nos passa a impressão de levar horas, é o insano momento em que estamos aguardando por uma…

  • Qual é o preço?

    Qual é o preço?

    Diante de tantas matérias que estudamos ao longo dos anos escolares, mesmo que embora sejamos preparados de diferentes…

    1 comentário
  • Acorde!

    Acorde!

    Noutro dia, eu sonhei que havia acordado de um pesadelo. Sentia frio, calafrios por todo o corpo, as pernas pesadas, o…

  • Onde está?

    Onde está?

    Quanto do seu tempo, você gasta procurando por alguma coisa? Se pudéssemos resumir o nosso dia de uma forma bastante…

  • Você é diferente?

    Você é diferente?

    Sem pensar duas vezes no que vamos pronunciar para alguém, cometemos um pecado capital da comunicação, que é o de não…

  • Você é diferente?

    Você é diferente?

    Sem pensar duas vezes no que vamos pronunciar para alguém, cometemos um pecado capital da comunicação, que é o de não…

  • Relembrando alguns artigos 2023!

    Relembrando alguns artigos 2023!

    E por que não, relembrar de alguns artigos do ano? E aí, sobrando tempo?https://www.linkedin.

  • Fale, até desenhe, mas comunique-se!

    Fale, até desenhe, mas comunique-se!

    O dias tem parecido ainda menores, quando não nos comunicamos, já percebeu isso? Na área de tecnologia da informação…

  • Você, geralmente sabe ou sente?

    Você, geralmente sabe ou sente?

    Seguindo pela beirada da rua na minha infância, eu caminhava para encontrar a minha mãe, que logo sairia da fábrica…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos